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12/02/2019 - 06:44

Schneider Electric vence prêmio global pela sua contribuição para a economia circular

A empresa venceu o prêmio The Circulars 2019, na categoria Multinacional. O prêmio reconhece os esforços da Schneider Electric para colocar a circularidade no centro da sua estratégia de inovação, e como parte dos seus objetivos.

São Paulo — A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, venceu o prêmio The Circulars 2019, na categoria Multinacional. The Circulars, uma iniciativa do World Economic Forum e do Forum of Young Global Leaders, em colaboração com a Accenture Strategy, é o principal prêmio de economia circular em nível global. Reconhece organizações públicas e privadas, bem como indivíduos que contribuem significativamente para a economia circular.

Em 2018, graças à economia circular, 40 mil toneladas de recursos primários foram evitadas e 30 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

A abordagem da Schneider Electric em relação à economia circular consiste em se distanciar do sistema linear de desperdício, baseado em “extrair, fabricar, descartar”, que é, comprovadamente, prejudicial para o planeta e o clima. A abordagem que o Grupo adota em relação à circularidade, que reflete os princípios da Ellen MacArthur Foundation, consiste em: Preservar e valorizar o capital natural | Minimizar a utilização de recursos primários | Fomentar novos sistemas, incluindo o leasing, para prolongar o tempo de vida útil dos produtos, promover a reparação, reutilização e, finalmente, a reciclagem de materiais, se todas as outras opções forem esgotadas.

O prêmio The Circulars 2019 reconhece o compromisso da Schneider Electric com a economia circular em todos os locais e em todos os níveis, como parte de uma abordagem universal que engloba todas as atividades da empresa: Ecodesign de produtos com utilização mínima de matérias-primas | Propostas de Valor Circular (objetos, serviços, leasing, reparações, devolução, etc. Conectados) | Cadeia de distribuição circular (logística reversa, centros de reparação, centros de modernização e recondicionamento, etc.);

Administração corporativa baseada em quatro indicadores de economia circular no barômetro trimestral, não-financeiro, Schneider Sustainability Impact, com repercussão na remuneração de muitos gestores da Schneider Electric.

Todos os novos produtos têm design ecológico, o que significa que são criados para serem facilmente reparados, atualizados e finalmente desmantelados, no fim da vida útil. Os Perfis Ambientais de Produto (PEP) digitais oferecem aos clientes informação clara sobre a pegada ecológica de um produto e seu impacto ambiental, bem como instruções detalhadas para a fase final de vida útil que maximizam a circularidade dos produtos após sua “primeira vida”. Em 2019, a Schneider Electric fará um esforço redobrado para aumentar a utilização de plásticos reciclados nos seus produtos.

Além disso, a Schneider Electric continua a implementar uma crescente gama de serviços para ajudar os clientes a prolongar o tempo de vida útil de equipamentos elétricos antigos, bem como a atualizá-los para a tecnologia mais recente. Isso é feito, por exemplo, por meio seu programa ECOFIT™, graças a uma rede global de centros de reparação para disjuntores de equipamentos de baixa e média tensão e UPSs. Existem também serviços adicionais para a devolução e o tratamento de baterias e equipamentos de média tensão em fim de vida.

Em 2018, as iniciativas de circularidade da Schneider Electric ajudaram a evitar o consumo de 40 mil toneladas de recursos primários e a emissão de 30 milhões de toneladas de CO2 por parte dos seus clientes, majoritariamente por meio da renovação de equipamentos existentes (em edifícios, na indústria, na infraestrutura).

A Schneider Electric também aplica princípios de circularidade em toda sua cadeia de distribuição. Mais de 170 locais em todo o mundo possuem a etiqueta TZWL (Towards Zero Waste to Landfill) e reutilizam, atualmente, 94% dos seus resíduos.

A economia circular no centro da estratégia da Schneider Electric — “A economia circular é uma transformação estratégica global e é fundamental em tudo o que fazemos”, diz Jean-Pascal Tricoire, CEO global da Schneider Electric. “É essencial para o planeta, melhora o desempenho dos nossos clientes, ajuda os governos e os países graças aos empregos locais que cria, e é estratégica para nós, porque nos leva a relações sustentáveis com nossos clientes.”

A Schneider Electric está associada à Ellen MacArthur Foundation desde 2015, como membro do programa Economia Circular (CE100), e co-criou um programa de e-learning sobre economia circular, já efetuado, até ao momento, por 4.500 colaboradores da Schneider Electric.

Todo o Grupo está envolvido no esforço de circularidade, com 10 mil engenheiros em Pesquisa & Desenvolvimento, 12 mil engenheiros em Serviços e 80 mil colaboradores em 200 fábricas que trabalham, diariamente, para reduzir os desperdícios e, simultaneamente, fabricar produtos da mais alta qualidade.

Objetivos ambiciosos para 2030 — A Schneider Electric continua a impulsionar seus esforços de circularidade por meio de um conjunto de metas ambiciosas. Em 2021, o Grupo pretende evitar o consumo de 120 mil toneladas de recursos primários e reduzir 120 milhões de toneladas de emissões de CO2 por parte dos seus clientes. Em 2025, o Grupo quer duplicar a quantidade de plástico reciclado nos seus produtos e, até 2030, pretende que 100% da energia das suas instalações provenha de fontes renováveis (em comparação com os 30% de hoje em dia), que 100% dos resíduos sejam reutilizados e que todas as embalagens provenham de fontes recicladas ou certificadas.

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