Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2019 - 07:00

FCC anuncia sucessão na empresa


Marcelo Reichert, filho do fundador, assumirá a presidência da indústria de Campo Bom/RS.

A FCC, indústria de Campo Bom/RS, é reconhecida por utilizar a ciência dos materiais para diversos setores, como calçadista, automotivo, moveleiro, construção civil, saúde, higiene. Dentre outros destaques, a FCC é a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias e vedação para silos e carrocerias da América Latina. Neste ano, a empresa completa 50 anos e anuncia uma mudança de liderança no corpo executivo do grupo. Após quase oito anos como CEO da FCC, Carlos Bremer inicia a transição da função para Marcelo Reichert, que é filho do fundador Valentino Reichert e assumirá o cargo no dia 25 de março, data do aniversário da indústria.

Durante mais de 22 anos de FCC, Carlos Bremer atuou em diversas áreas da empresa e, em 2005, assumiu a diretoria administrativa e financeira, sendo escolhido como CEO em 2011. Nesta trajetória, Bremer teve um papel crucial para que a FCC chegasse ao patamar atual, aprimorando processos e desenvolvendo pessoas, dentre elas, o próprio Marcelo Reichert. No ano de 2018, Bremer destaca que a empresa teve um crescimento de 10%, com receita líquida de R$265 milhões. De 2015 a 2018, a robusta geração de caixa de mais de R$70 milhões trouxe a relação dívida líquida / Ebitda de 1,24 para 0,33, solidificando a gestão financeira para que a empresa invista com segurança em seus projetos daqui em diante.

Durante a gestão de Bremer, de 2015 a 2018, os investimentos em pesquisa cresceram 30%. Para o mercado de calçados, investimentos em novas tecnologias fizeram com que a FCC se tornasse líder destacada nas aplicações de poliuretanos termoplásticos. A FCC ampliou sua liderança em vários segmentos e aumentou sua presença no exterior, com destaque para a expansão geográfica na América Latina, com vendas para 15 países na região. Entre as iniciativas de internacionalização, está o início da operação local no México.

Marcelo, por sua vez, em dez anos na FCC tornou-se um dos líderes no desenvolvimento de novos negócios para colocar a empresa em uma posição de liderança nos mercados em que atua. Desde 2014, ocupou o cargo de Diretor de Negócios responsável pelo mercado de construção civil, automotivo, utilidades industriais, higiene e saúde, óleo e gás e moveleiro. Antes de ingressar no grupo, Marcelo trabalhou nas consultorias estratégicas McKinsey e Bain, e nos bancos UBS e Deutsche Bank. Marcelo é formado em Administração pela Wharton School of Business, em Relações Internacionais pela University of Pennsylvania e tem um mestrado em Administração pela Harvard Business School.

A realidade da FCC não condiz com o cenário da maioria das empresas familiares no Brasil, que encontram dificuldades no planejamento sucessório. Dados do IBGE indicam que apenas 30% destas empresas chegam à segunda geração, que é o que está acontecendo na FCC neste momento. Por isso, há uma constante preocupação da empresa em ter o profissionalismo e a qualificação como principais critérios na escolha da liderança executiva. Neste aspecto, Bremer destaca a preparação e capacitação pela qual Marcelo passou. “A FCC irá se beneficiar muito dessa mudança. Acredito que o Marcelo manterá as melhores práticas que implantamos na organização e, certamente, trará novas e melhores formas de atuar. Ele tem se preparado muito bem ao longo de anos para liderar a empresa”, aponta Bremer.

Já Marcelo, que apresenta um estilo de gestão colaborativo e descentralizador, demonstrou confiança com o novo papel. “Eu acredito que as pessoas são a chave do sucesso de qualquer negócio. Não mediremos esforços para investir no desenvolvimento e crescimento dos nossos colaboradores para alcançar o sucesso. Tenho certeza de que, nesta nova fase, trabalharemos juntos para dar continuidade à trajetória de sucesso da FCC e, ao mesmo tempo, torná-la cada vez mais ágil e dinâmica”, pontua.

Sistema de Governança Corporativa — Em conjunto ao planejamento sucessório, há mais de cinco anos, a FCC implantou um Sistema de Governança Corporativa com base nas melhores práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Assim, a empresa possui um Conselho de Administração composto por cinco membros, sendo dois acionistas e três conselheiros independentes. Um dos conselheiros independentes é o presidente do Conselho de Administração, prática mundialmente recomendada quando o presidente-executivo for um acionista e membro da família empresária, o que acontecerá quando Marcelo Reichert assumir. “Entre os conselheiros independentes estão também um ministro do governo Fernando Henrique Cardoso e um ex-Vice-Presidente da Votorantim, uma das maiores empresas da América Latina. Isso demonstra a seriedade dos acionistas e o compromisso na implantação de mecanismos que protejam seus investidores”, destaca Richard Doern, presidente do Conselho de Administração da FCC.

FCC: a tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A tecnologia da empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira