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13/02/2019 - 07:23

Banco Votorantim atinge lucro líquido de 82,3% em 2018 e chega a R$ 1,1 bilhão

ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) do ano cresceu para 11,5%, comparado a 6,8% em 2017. Total de receitas (soma da margem bruta e das receitas de serviços e seguros) cresceu 5,9% na comparação entre 2018 e 2017. NIM atingiu 6,2% em 2018, contra 5,6% em 2017. Despesas de PDD reduziram 25,5% no comparativo com o ano anterior, em virtude da melhor qualidade dos ativos.

São Paulo — O Banco Votorantim encerrou 2018 com crescimento de 82,3% no lucro líquido na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 1,06 bilhão, confirmando um novo patamar de ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido), que alcançou 11,5% no ano contra 6,8% em 2017.

"O resultado de 2018 demonstra o sucesso no avanço do nosso plano estratégico de rentabilização dos negócios, aumento da eficiência operacional e diversificação de receitas. Seguimos investindo na transformação digital, trazendo a experiência e a satisfação dos clientes em todos os nossos esforços. Os números mostram que estamos no caminho certo", diz Elcio Jorge dos Santos, presidente do Banco Votorantim.

O total de receitas, que considera a somatória da margem bruta e receitas de serviços e corretagem de seguros, cresceu 5,9% em 2018. A BV, marca de varejo do Banco Votorantim e líder no segmento de veículos leves usados, cresceu seu volume de originação de financiamentos de automóveis, caminhões e motos, chegando a R$ 17 bilhões em 2018, 8,2% maior que no ano anterior.

O resultado com Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) e impairments de 2018 caiu 25,5% em relação a 2017, principalmente devido às menores provisões de devedores duvidosos do Atacado, reflexo da melhora da qualidade dos ativos. Tal melhoria demonstra a eficiência da gestão de riscos e dos processos de concessão de crédito, evidenciados pela menor relação do resultado de PDD com a carteira de crédito classificada, que caiu de 4% para 2,5% no último ano.

O contínuo processo de transformação do Banco Votorantim e o aumento dos investimentos em marketing e tecnologia justificam o crescimento de 4,9% nas despesas de pessoal e administrativas em 2018. A gestão efetiva da base de custos e a geração consistente de receitas contribuíram para a melhora no Índice de Eficiência, que reduziu de 34,4% para 33,1% nos últimos 12 meses. "Para suportar e impulsionar nossas frentes de inovação, também lançamos o BVLab, unidade dedicada a inovação, conexão com o ecossistema de startups, experimentação de novas tecnologias e avanço na experiência do cliente", ressalta o presidente do Banco Votorantim.

Em 2018, o Índice de Basileia foi de 15,7% – acima do mínimo regulatório de 10,5%, sendo 13,6% referentes ao Capital Nível I, que consiste no somatório do Capital Principal (11,6%) e Capital Complementar (2%).

Nova BV — O ano de 2018 também ficou marcado pelo reposicionamento da BV. Essa mudança reflete a consolidação dos negócios do Varejo, a ampliação da oferta de soluções de crédito e novos canais de distribuição, aproximando ainda mais a marca dos seus parceiros e clientes. Além de uma nova identidade visual, a BV passou a assinar com o slogan "crédito para quem acredita".

Esse reposicionamento contou com iniciativas voltadas para melhoria da experiência dos clientes e parceiros da BV, como o lançamento de um novo site, que integra todos os produtos contratados em um único ambiente, e um aplicativo para facilitar o dia a dia dos lojistas de veículos na formalização de propostas de financiamento.

A BV também lançou sua plataforma de apoio a projetos sociais por meio do esporte. Contando com a parceria de grandes atletas brasileiros, como Ana Moser, Bia Haddad, Bob Burnquist, Flávio Canto, Marcelinho Machado, Mauro Menezes e Serginho Escadinha, a plataforma tem a missão de viabilizar a próxima conquista desses atletas e fomentar os benefícios que o esporte proporciona à sociedade.

Parcerias estratégicas — Fortalecendo a frente de diversificação de negócios, o Banco Votorantim fechou parcerias estratégicas relevantes com fintechs que estão mudando os mercados em que atuam. Uma delas foi com a Neon Pagamentos, conta digital que tem o objetivo de simplificar a forma como as pessoas se relacionam com seu dinheiro; e outra foi com a WEEL, fintech de inteligência artificial para antecipação de recebíveis, com objetivo de financiar a cadeia de fornecedores dos clientes do Atacado, principalmente pequenas e médias empresas.

No Varejo, além da consolidação das parcerias com GuiaBolso, PRAVALER, QueroQuitar! e Portal Solar, a BV fechou acordo para oferecer exclusivamente soluções de crédito aos clientes da Yalo, plataforma de benefícios em procedimentos de saúde e serviços de bem-estar, e começou a operar no segmento de turismo, financiando a compra de pacotes de viagens aos clientes da CVC.

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