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14/02/2019 - 09:13

RIOgaleão é o melhor do Brasil na categoria, diz Pesquisa de Satisfação do 4T


Destaque na categoria de aeroportos com mais de 15 milhões de passageiros ao ano, Galeão evoluiu 8,3%, em comparação a 2017.

Os passageiros que utilizam o RIO galeão — Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, estão mais satisfeitos. Em um ano, o terminal registrou uma evolução de 8,3% na satisfação geral, segundo resultados do quarto trimestre (4T) da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura. O Galeão foi eleito o melhor do Brasil dentro da categoria de aeroportos com mais de 15 milhões de passageiros por ano e atingiu a nota de 4,45 — considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”.

O terminal ampliou em 23% a qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,42), e em 17% a disponibilidade de transporte público para o aeroporto (4,08). Os passageiros também sentiram melhorias na qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,58) e na sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,49), registrando aumento de 19% e 12%, respectivamente.

A maior nota atribuída no levantamento foi de 4,84, no índice “tempo de fila no check-in (autoatendimento)”. Já a menor nota se refere ao custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (3,01). Os itens “disponibilidade de tomadas” (3,93) e a “qualidade de internet wi-fi” (3,96) ainda precisam de melhorias, estando aquém da meta da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é manter os índices acima de 4.

Santos Dumont — Nesta pesquisa, o índice de satisfação geral no Aeroporto do Santos Dumont foi de 4,41. A melhor nota atribuída ao terminal foi a de velocidade da restituição de bagagem (4,61), seguida do tempo de fila no check-in (autoatendimento), com 4,60. Os passageiros estão mais satisfeitos com a disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos, que, em um ano, evoluiu 10%, pontuando 4,40 desta vez.

A menor nota foi para o custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes, com 2,99, seguida pelo custo-benefício do estacionamento, que registrou uma queda de 16%, pontuando 3,0. A qualidade da internet/wi-fi (3,55) ainda precisa ser aprimorada.

Prêmio Aeroportos + Brasil — Além da divulgação dos resultados do quarto trimestre trimestre, o ministério realizou a premiação Aeroportos + Brasil 2019, que consolida os resultados das quatro rodadas trimestrais da pesquisa de Satisfação do Passageiro.

Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos, pelos entrevistados, os melhores terminais do Brasil. Com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, em 2018, os três aeroportos receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que condecorou o melhor terminal nas três categorias: até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões, respectivamente. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada, no dia 13 de fevereiro (quarta-feira), na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Prêmio Aeroportos + Brasil é um evento anual e a premiação é feita com base na consolidação das entrevistas realizadas durante todo o ano pela Praxian – Business & Marketing e divulgadas trimestralmente. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 5%. A escolha dos vencedores foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais, com base em mais de 81 mil entrevistas realizadas ao longo de 2018.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a premiação tem reconhecido a importância e a qualidade dos serviços oferecidos pelos aeroportos brasileiros. “Queremos estimular os operadores aeroportuários a prestar o melhor serviço, além de oferecer transparência na situação dos terminais do país”, avaliou o ministro.

Nesta edição, o Ministério da Infraestrutura premiou os aeroportos, as companhias aéreas e órgãos públicos, totalizando sete categorias. De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, a mudança foi para dar o devido reconhecimento ao trabalho feito pelos agentes públicos dentro dos aeroportos.

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