Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2019 - 07:57

FCC lança desafio para impressão de solados em 3D

Com foco em criar inovação através da ciência dos materiais para o mercado calçadista, indústria busca startups para desenvolver projeto.

Posicionada como uma empresa de ciência dos materiais, a FCC (Campo Bom/RS), tem como principal diferencial competitivo o investimento em inovação para buscar soluções para todas as indústrias atendidas, como a calçadista. O desenvolvimento de produtos inovadores está na essência da empresa, que investiu aproximadamente 32 milhões em P&D nos últimos três anos, trabalhando continuamente no aprimoramento e desenvolvimento de seus produtos. E este investimento tem trazido resultados significativos para a empresa, que conta com 30% do faturamento atual vindo de produtos criados nos últimos dois anos.

Agora, em parceria com o Senai, a empresa está desafiando startups a viabilizar a fabricação de solados em TR (Borracha Termoplástica) ou TPU (Poliuretano Termoplástico) de durezas abaixo de 90 Shore A, através da impressão 3D, utilizando a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling / Modelagem por Deposição Fundida) / Ou Fused filament fabrication (FFF).

De forma complementar, buscam-se soluções de design para um solado que se aproveite da manufatura aditiva para obter um produto que não seria passível de ser fabricado através do processo usual de injeção, com o foco no design e na redução do peso. Os solados propostos deverão ser funcionais, atendendo os requisitos usuais para essa aplicação. "Entre as iniciativas de inovação da FCC, está o Edital de Inovação para a Indústria do Senai", explica Filipe Fagundes, gerente de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O edital de captação de startups é composto por uma empresa âncora, que é a FCC, e uma ou mais startups que serão selecionadas. Juntas, elas irão desenvolver o projeto por 12 meses, com aportes da FCC e do Senai em um total de R$ 200 mil.

Desafio — Através do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Senai, a FCC fornecerá a sua tecnologia de polímeros, estrutura e conhecimento da cadeia de calçados, enquanto a startup selecionada desenvolverá hardware e software para viabilizar a impressão 3D de solados. Fagundes fala que, hoje, a impressão 3D FDM está muito voltada para materiais mais rígidos. "Queremos que alguém se desafie a desenvolver essa tecnologia para imprimir em materiais mais flexíveis", explica Fagundes. A alternativa hoje é trabalhar o design da peça impressa para conseguir fazer um modelo um pouco mais flexível. Porém, há limitações com esse processo e, portanto, a proposta é ampliar as oportunidades.

Atualmente, a FCC já fornece polímeros para a fabricação de filamentos, mas o principal mercado está voltado para prototipagem, produção de pequenas peças e não em escala. "O nosso desafio é exatamente esse: criar um modelo de negócio escalável. Não estamos somente desenvolvendo um produto, mas todo um modelo de negócio, uma cadeia que ainda não existe", sublinha.

As inscrições para o desafio vão até o dia 08 de março e podem ser feitas através do link: http://bit.ly/SenaiEditalInovacao

A FCC: Aatecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A tecnologia da empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira