Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 11:19

Hannover Messe abre embalada em otimismo

A Hannover Messe foi aberta ao público em 21 de abril (segunda-feira), com o já tradicional passeio da chanceler alemã, Angela Merkel, pelos pavilhões do evento. A maior feira de tecnologia industrial do mundo começou envolta em otimismo. Apesar da crise financeira internacional, a indústria alemã vai bem, com balanços conjunturais positivos. O euro forte não impediu que o país tivesse, nos dois últimos meses, um volume de exportações de produtos industriais cerca de 10% maior que no mesmo período do ano passado.

A feira apresenta 5.100 empresas de 62 países. Os organizadores esperam receber cerca de 160 mil visitantes no decorrer dos cinco dias em que o público poderá ver o que há de mais moderno em tecnologias de produção e infra-estrutura industrial. A nação convidada deste ano é o Japão. Entre os temas centrais desta edição estão produtos de tecnologia para energia e automatização.

O Brasil está representado em Hannover por 20 empresas expositoras. Além disso, um grupo de 76 empresários, representantes de entidades e técnicos brasileiros está visitando a feira numa comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Brasileiros buscam fortalecer exportações para a Europa - Os empresários brasileiros vindos à Alemanha esperam poder ampliar a atuação no mercado internacional. “Nossa meta na Hannover Messe é um dia exportar nossos produtos para a Alemanha e outros países europeus”, explica Larissa da Costa, gerente da KitFrame na Alemanha. A empresa, especializada em armários e gabinetes para instalações elétricas e telecomunicações, participa da feira alemã pela sexta vez. “Desde o ano passado, temos uma base na Alemanha e acabamos de inaugurar na Espanha uma central de distribuição para a Europa”, comenta. “Nossa meta é conquistar 5% do mercado alemão”, diz Larissa.

Palestra destacou potencialidades do Rio Grande do Sul - Um importante passo para a melhoria do intercâmbio comercial entre Alemanha e Brasil foi a apresentação do secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul, Luis Fernando Záchia. Em uma recepção organizada pelo governo da Baixa Saxônia, cuja capital é Hannover, ele falou sobre as atrações do estado gaúcho para empresários e políticos. A palestra entitulou-se “Potenciais do Estado do Rio Grande do Sul como destino de investimento e região estratégica nos setores de energias renováveis, tecnologia da informação, infra-estrutura e indústria farmacêutica”.

Convênio estudará produção de biogás - Durante a Hannover Messe, a empresa alemã Biogas Nord assinou com entidades brasileiras um convênio para realização de um estudo de viabilidade técnico-econômica para a implantação de um biodigestor coletivo no município de Tupandi (RS). O equipamento permitirá a transformação de dejetos da suinocultura em biogás. O excesso de dejetos animais vem trazendo dificuldades para os fazendeiros da região do Vale do Caí, onde estão localizados criadouros de pequeno e médio porte que, juntos, somam cerca de 130 mil suínos. Caso o projeto tenha sucesso, o experimento poderá ser estendido a municípios adjacentes a Tupandi. “Com isso, esperamos que os suinocultores possam dar um destino adequado aos seus dejetos e esperamos fazer com que eles tenham também uma renda a mais, depois que esse investimento for pago”, explicou o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Tupandi, Walmor Sicorra. | www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira