Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 11:25

Feitos para a terra e o asfalto

Off roads com tração 4X2, 4X4 e 4X4 reduzida por acionamento automático chamam a atenção dos consumidores pela multifuncionalidade.

Brasília – A Mahindra, montadora indiana que fabrica utilitários esportivos e está no Brasil desde o ano passado, foi apontada pela Revista Quatro Rodas (fev/08) como a marca que tem a melhor relação custo-benefício, entre as oito maiores do segmento no país. No Distrito Federal, a marca é revendida pela Govesa e conquista novos adeptos a cada mês. Na comparação entre dezembro de 2007 e janeiro deste ano, houve aumento de 25% nas vendas. Já na comparação entre janeiro e fevereiro, o crescimento chegou a 100%.

Os utilitários da marca trazem três opções de tração por acionamento automático no painel: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Enquanto este é um acessório opcional na maioria dos off roads, na Mahindra é item de série e acompanha todos os veículos.

Segundo o diretor da Mahindra Govesa, Estênio Tibério da Costa, utilizando a tração 4x2, o motorista joga a tração para o eixo dianteiro e adquire maior potência de velocidade. Neste uso de tração, todo o torque do motor é projetado para os pneus da frente.

Já na utilização da tração 4x4, a potência do motor é distribuída nas quatro rodas. Com isso, o veículo perde um pouco no quesito velocidade final, mas ganha muito em aderência e estabilidade. “O sistema 4x4 é perfeito para estradas de terra, regiões acidentadas, terrenos íngremes, pistas muito curvas e para todas as situações trabalhosas”, explica o diretor.

A tração 4x4 reduzida é muito peculiar. Sinteticamente, reduz as marchas do veículo numa proporção de 2:1. É como se a força de tração do veículo fosse multiplicada por dois. “Com a tração 4x4 reduzida, o veículo anda bem menos do que se tivesse com tração 4X2, mas, em compensação, sobe até parede. É perfeito para situações completamente adversas. Seja lama, pedra, morro ou buraco, com o motor reduzido o carro topa tudo”, afirma Estênio.

Além da tração multifuncional, os veículos da Mahindra vêm equipados com motor turbo de 2.6 litros a diesel, que alcança 110 cavalos de força à 3600 rpm, vidros e trava elétrica, faróis de neblina, rádio com CD/MP3 player com entradas USB/SD card com 4 auto-falantes, ar-condicionado com saídas no console traseiro, tomada 12V e abertura elétrica da tampa do tanque de combustível.

Perfil do Grupo Govesa – Inaugurada em 1942, mas com o nome de Eletro Mecânica Importadora de Goiás Ltda, a Govesa, hoje, é um grupo de empresas divididas em vários setores tais como construtora, consórcio, corretora de seguros, locadora e trading. Entre os que mais se destacam está o de revenda de veículos que trabalha com marcas multinacionais, como a Volkswagen, Toyota Hyundai, Yamaha e Sundown Motors.

Perfil da Mahindra - O grupo Mahindra surgiu em 1945 e, atualmente, figura entre os cinco maiores fabricantes de tratores e máquinas agrícolas do mundo, além de se destacar no segmento de utilitários. Ele atua em diversos ramos da economia indiana, como serviços financeiros, componentes automotivos e tecnologia da informação. Com um faturamento de mais de U$ 4 bilhões em 2006, emprega, atualmente, mais de 40 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira