Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 11:27

Montadoras esbanjam inovação

Oferta de crédito em alta e crescimento do mercado fomenta o lançamento de novos modelos em todos os segmentos do setor automotivo.

Brasília – O mercado automotivo brasileiro está no seu melhor momento. De acordo com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), no primeiro bimestre deste ano, as vendas das concessionárias foram 27,16% maiores que no mesmo período do ano passado. De acordo com o Sincodiv/DF, se a oferta de crédito se mantiver boa, a tendência é de que as vendas sejam ainda melhores durante o resto do ano.

A demanda por veículos estimula as montadoras a lançar cada vez mais novidades. “Nas próximas 54 semanas, entre novos modelos e acessórios, haverá 52 lançamentos. Isso nunca aconteceu antes, o brasileiro nunca pôde desfrutar de tanta inovação”, declara o diretor de vendas do Sincodiv/DF, Ricardo Lima. O dilúvio de novidades é tão intenso que alguns itens, antes acessórios opcionais, ganharam nova configuração e já fazem parte até dos modelos básicos, como é o caso dos motores bicobustíveis, pára-choques na cor da lataria e controladores de bordo.

Na Fiat, o principal lançamento do ano até aqui é o novo Stilo, com câmbio dual logic, que alterna as funções entre automático, manual e maçaneta ao lado do volante. As próximas novidades devem ser as novas versões do Pálio Weekend e da picape Strada, o Fiat Idea com câmbio automático e o lançamento do sedan Fiat Línea, nas versões 1.9 16 válvulas e 1.4 turbo.

A Volkswagen continua apostando suas fichas no segmento de médios e lança o Jetta Variant. A versão perua do sedan mexicano tem porta-malas gigante, comporta 505 litros. O Jetta Variant possui câmbio tiptronic de seis velocidades, motor de 2.5 litros, 20 válvulas e 170 cavalos de potência. O veículo está habilitado para entrar na briga contra o Toyota Fielder, Peugeot 307 SW e Renault Mégane Grand Tour. A quinta geração do Gol será lançada até o fim do ano. Algumas imagens da nova versão do carro mais vendido do Brasil já circulam na internet.

A Ford apresenta ao público o novo motor Rocam Flex, com inovações técnicas que melhoram o desempenho no uso urbano e nas estradas. A potência surpreendente com qualquer combustível, álcool ou gasolina, é outro destaque. Para comportar motores de alta tecnologia, a montadora abriu o ano com uma enxurrada de novos modelos. O Ka foi completamente reestilizado e agora vem na versão com motor 1.6, além do tradicional 1.0. O EcoSport também abriu o ano de cara nova e atendendo ao seu caráter robusto, surge a versão 4WD, com tração nas quatro rodas. Além da versão offroad,o novo EcoSport também aparece as versões básica e automática, com motor 1.6 8V ou 2.0 16V.

O Vectra GT foi o todo-poderoso da GM para o segundo semestre do ano passado e neste ano, a marca deve lançar mais uma variação do modelo para disputar no segmento de peruas: o Vectra Caravan. Com a ascensão do Toyota Corolla e do Honda Civic, a GM deve adotar como estratégia aposentar o Astra e lançar no Brasil a versão européia do Corsa, com motor 1.8 de 129 cavalos de força. A partir disso, deve dar cara nova para toda a linha popular da marca.

O Honda Civic entrou no gosto do brasileiro e não deve apresentar alteração na sua carroceria por agora, mas a marca japonesa deve mexer no Fit em breve. A principal novidade é o sistema Refresh, que permite a reclinagem dos bancos dianteiros e os transformam em uma espécie de cama. O novo modelo do Honda Fit terá frente e traseira nova e motor 1.3 de 100 cavalos.

Na briga dos titãs, merece destaque a chegada do Citröen C4 Pallas, com todo o charme francês, e do lançamento do novo Toyota Corolla que, segundo a montadora japonesa, agora tem alma brasileira. “Com a oferta de crédito em alta e os carros podendo ser parcelados em até 99 vezes, a briga dos médios vai ser a mais acirrada”, avalia Ricardo Lima.

No segmento 4x4, os velhos conhecidos das marcas tradicionais estão no páreo, com a presença de um estranho no ninho. O conceito que alia conforto e vigor trouxe para o Brasil o utilitário Mahindra SUV, como motor de 2.6 litros e a opção de utilizar tração nas quatro ou só em duas rodas (4X2/4X4), com acionamento automático no painel.

Este é o novo cenário nacional, que alia diversidade e oferta de crédito. O Brasil agora é um país privilegiado, ao contrário de antes, quando os carros eram lançados na Europa e nos EUA e só chegavam aqui anos depois. As marcas devem demorar cada vez menos para apresentar suas inovações para os brasileiros.

Perfil do Sincodiv/DF - O Sincodiv/DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira