Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 11:32

Fórum Global reúne cadeia produtiva da soja

Com os preços da soja atingindo patamares recordes, a pressão para expandir os negócios se torna maior. Essa pressão aumenta com a enorme demanda por ração para gado e galinhas e produção de biocombustíveis. Para gerenciar este crescimento de maneira sustentável e reduzir os impactos negativos nas pessoas e na natureza, representantes de toda a cadeia produtiva da soja global - produtores, processadores, financiadores e organizações não-governamentais - se juntaram ao Fórum Global da Soja Responsável (RTRS, em inglês). O grupo irá se reunir pela terceira vez em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 23 e 24 de abril, com o tema: "Comida, Ração e Combustível para o Futuro". O objetivo do encontro é se aproximar de padrões globais para produção de soja responsável.

A terceira conferência do Fórum está com 170 inscritos e visa estabelecer os critérios e princípios para produção e comercialização da soja responsável. Trata-se de um processo participativo, envolve múltiplos atores e está na segunda etapa de consulta pública na conferência. Outros tópicos a serem apresentados e debatidos são modelos de verificação do sistema de monitoramento e certificação, o papel dos biocombustíveis, expectativas e contribuições dos consumidores e varejistas e um foco especial na análise da cadeia produtiva da soja na Argentina.

Evento nos dias 23 e 24 de abril de 2008 e reunião da assembléia-geral do fórum no dia 25 de abril, no Hotel Hilton, Buenos Aires, Argentina. Mais informações e inscrições, entre no site www.responsiblesoy.org

Histórico - A indústria da soja é uma das que mais cresce na América do Sul. A produção é uma grande fonte de renda, porém, se cultivada de maneira inadequada, pode trazer graves impactos ecológicos e sociais, especialmente quando áreas de grande valor para a conservação são convertidas em lavoura. Quando o cultivo da soja envolve desmatamento, também contribui para o aumento do aquecimento global.

A área de soja cultivada mais que dobrou nos últimos dez anos nos países considerados grandes produtores do grão: Brasil, Argentina, Paraguai. A demanda por soja deve crescer em cerca de 60% nos próximos 20 anos, especialmente na União Européia e China, onde o produto é usado para fazer ração para animais. Isso pode resultar na ocupação de 16 milhões de hectares de novas áreas de Cerrado e 6 milhões de hectares de florestas tropicais na América do Sul. A maior parte desta conversão pode ser evitada com o uso de técnicas adequadas e planejamento estratégico.

A Rede WWF está convencida de que a produção de soja pode caminhar lado-a-lado com a conservação do meio ambiente e respeito às comunidades tradicionais. Se forem adotadas técnicas apropriadas de planejamento do uso da terra e boas práticas agrícolas. Como implantação de zonas-tampão, manejo sustentável da água e uso responsável de defensivos agrícolas. A Rede WWF encoraja todos os atores da cadeia produtiva a participar do Fórum Global sobre Soja Responsável e buscar juntos um processo participativo para estabelecer princípios e critérios para termos uma soja responsável. | wwf.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira