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02/03/2019 - 07:26

Turismo interno no carnaval movimentará R$ 3,5 bilhões no Estado do Rio


Pesquisa da Fecomércio RJ aponta que 2,3 milhões de pessoas viajarão para destinos dentro do estado durante os dias de folia.

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços Turismo do Estado Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) aponta que o turismo interno fluminense movimentará cerca de R$ 3,5 bilhões no período do carnaval, considerando todos os gastos dos viajantes. De acordo com o levantamento, no total, 26,2% da população fluminense adulta viajará no feriadão para destinos no estado, interestaduais e internacionais, totalizando fluxo de cerca de 3,3 milhões de moradores de todo Estado do Rio.

O turismo interno se destacou no levantamento, responsável pelo fluxo de 18,2% da população maior de 18 anos residente no estado. Isso significa o deslocamento de 2,3 milhões de pessoas dentro do Rio de Janeiro.

Para Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, é bom observar o reaquecimento da atividade turística no Rio de Janeiro: "A pesquisa revela a importância do carnaval como um período de diversão e/ou descanso para uma população que circula e consome serviços neste período. Esse é um fértil movimento que faz girar a roda da economia, gerando renda de forma espalhada e empregos, mesmo que sazonalmente. A ideia é trabalhar para que mais pessoas circulem e visitem o Rio de Janeiro", afirmou o secretário.

Entre aqueles que pretendem viajar no carnaval, 45% afirmam que planejaram sua viagem utilizando aplicativos para fazer reservas de hospedagem, compras de passagens, aluguel de carros etc., o que mostra mudança no comportamento dos viajantes. O transporte terrestre foi o principal meio mencionado pelos entrevistados (79,3%) para chegar a seu destino, sendo carro por 59,5% e ônibus por 19,8%. O transporte aéreo foi citado por 15,3% dos participantes.

Em relação ao meio de hospedagem, a maioria afirmou que ficará em hotéis, pousadas ou albergues (35,9%), seguido de casa/apartamento de conhecidos ou familiares (35,1%), casa/apartamento próprio (13,7%), casa/apartamento alugado por temporada (9,9%) e acampamento, com apenas 3,8% das citações.

Os critérios para escolha dos destinos também foram tema da abordagem. A grande maioria dos entrevistados (66,4%) afirmou que sua escolha está associada a questões financeiras. Já em relação à influência externa, 62,6% disseram que escolheram o destino baseados em dicas de amigos ou parentes. As redes sociais aparecem em seguida, com 26,7% das menções, seguidas daqueles que disseram ter não ter sofrido influência (22,9%), e os que viram o destino em filmes (11,5%) ou programas de TV (10,7%).

Entre os critérios de escolha dos destinos, o mais citado pelos entrevistados foi a existência de familiares e conhecidos (22,8%) no local. Fugir do carnaval foi o motivo alegado por 15,7% dos entrevistados. Em seguida, foram mencionados também a beleza da região escolhida (14,2%), curiosidade/vontade de conhecer a região (12,6%) e tranquilidade do local (11,8%). Somente 11% afirmaram que escolheram o destino por conta do carnaval do local ser melhor. Já 9,4% dos viajantes possuem imóvel no destino.

A pesquisa contou com a participação de 500 consumidores em todo o Estado do Rio, e foi apurada pelo Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises, no período de 21 a 25 de fevereiro.

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