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02/03/2019 - 07:26

Porto Itapoá, Banco BR Partners, BID, ABC e ING concluem financiamento de R$ 450 milhões


Com prazo de até 11 anos.

O Porto Itapoá, um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, foi um dos poucos empreendimentos no País que executaram investimentos privados expressivos no setor de Infraestrutura nos últimos anos.

Localizado em Santa Catarina, uma das principais zonas de influência industrial nas regiões Sul/Sudeste do Brasil, com presença de grandes mercados produtores e consumidores, o Terminal finalizou, em 2018, uma obra de expansão que elevou sua capacidade de movimentação de 500 mil TEUs para 1,2 milhão de TEUs por ano. O Porto Itapoá está totalmente preparado para atender a demanda e possui ampla área e licenças ambientais para futuras expansões.

Para esta fase foram investidos cerca de R$ 350 milhões que, somados aos investimentos realizados ao longo dos últimos 10 anos chegam a R$ 1,2 bilhão.

Para consolidar o empreendimento, o Porto Itapoá tem buscado recursos no mercado financeiro, especificamente linhas de crédito do setor privado para obras de infraestrutura e, em 2018, uma importante estrutura foi desenvolvida junto ao Banco BR Partners, IDB Invest – braço de investimentos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento para o setor privado – contando também com apoio de outras duas grandes instituições financeiras: ING e ABC.

Definidas as questões contratuais e o parecer positivo para as significativas exigências socioambientais das instituições, o desembolso de R$ 450 milhões de reais foi realizado em 27/2. Segundo o próprio IDB Invest, a aprovação da parceria com o Porto Itapoá teve relação direta com o atendimento dos padrões ambientais e sociais assumidos pelo Terminal, desde o início das obras do porto, incluindo monitoramento de emissões, consumo de energia e melhoria na estação de tratamento de efluentes, entre outros aspectos.

Esta nova composição contempla R$ 150 milhões referente a empréstimo privado do IDB Invest e, R$ 300 milhões através da terceira emissão de debêntures, coordenadas pelo ABC e, em subscrição conjunta com o ING, com prazo de repagamento de 11 e 8 anos, respectivamente.

A operação foi viabilizada em função das condições e perspectivas de crescimento do Porto Itapoá para os próximos anos que, a partir da sua atual expansão, passa a ter uma das maiores capacidades instaladas da América do Sul, pretendendo, até o fim do projeto total da expansão, chegar a 2 milhões de TEUs anuais.

Desde o início das obras do Terminal, em 2008, o Porto Itapoá tem realizado negociações com diversos agentes financeiros a fim de estruturar os investimentos necessários. O risco de um projeto greenfield de infraestrutura neste período criava desafios importantes para a atração de capital. Após o início das operações e já com a elevada performance financeira do terminal comprovada nos últimos anos, mesmo em cenário político e econômico adverso no nosso país, o Porto Itapoá atingiu condições especiais de negociação, atraindo parceiros financeiros da mais alta qualidade no setor de infraestrutura.

Para o Presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, a evolução do Terminal contribuiu para um cenário positivo no desenvolvimento deste projeto financeiro. “Com a queda do risco do negócio, somada a superação das fases desafiadoras de um projeto greenfield, o Porto Itapoá conseguiu focar em negociações cada vez mais sustentáveis, tanto do ponto de vista da estrutura das garantias, como da composição de juros e possibilidade de alongamento dos prazos de pagamento, permitindo, inclusive, acelerar estratégias de ampliação da estrutura física do Terminal e desenvolvimento de novos negócios”, conclui Schreiner.

O gerente administrativo-financeiro do Porto Itapoá, Thiago Gama, e líder deste projeto destaca que “esta operação, além de representar um marco importante para a companhia, demonstra a ‘bancabilidade’ do ativo. Atrair e alinhar interesses de quatro instituições, sendo uma delas um agente multilateral (BID), com formas de atuação bastantes distintas, reforça a credibilidade do mercado na solidez construída até o momento e no futuro do Porto Itapoá. O desafio foi grande, porém a sinergia e a confiança criadas entre os times durante o projeto fizeram com que a operação fosse realizada em um tempo surpreendentemente rápido, levando em conta o histórico de mercado para operações com estas características”.

De acordo com o Banco BR Partners, responsável pela assessoria financeira e estruturação da transação – realizada 100% em reais – a transação contou com um processo bastante amplo para a escolha dos três parceiros financeiros de longo prazo que lideraram o financiamento, ampliando as possibilidades de funding futuro para as próximas fases de crescimento do terminal.

Resultados 2018 — Faz sete anos consecutivos que o Porto Itapoá apresenta crescimento acima da média do mercado nacional. Especificamente, em 2018, a movimentação do Porto Itapoá cresceu 10,3% em relação ao ano anterior (mesmo considerando que a expansão foi concluída apenas em agosto), chegando a 680 mil TEUs, com um acréscimo de aproximadamente 70 mil TEUs. No Brasil, este volume de movimentação teve crescimento de 6,9%.

O destaque em Itapoá ficou por conta das seguintes operações: as importações obtiveram crescimento de 6,5%; as exportações de cargas dry com 6,9% de acréscimo; a cabotagem com significativo aumento de 19,5%; e o transbordo com um robusto incremento de 30,2%.

Estrutura Acionária do Porto Itapoá — Grupo PortoSul, ligado ao setor madeireiro e de transporte, com origem em Santa Catarina e atuação também nos Estados do Paraná e São Paulo, foram os responsáveis pela concepção do Porto Itapoá.

Fundo de investimentos LOGZ — Logística Brasil SA, é ligado ao fundo BRZ Investimentos, um dos principais fundos de private equity do Brasil, com larga experiência no setor de infraestrutura.

Aliança Navegação e Logística, compõe o grupo A. P. Moller-Maersk –— o maior armador do mundo no transporte marítimo de contêineres. Recentemente o grupo adquiriu a Hamburg Süd, então proprietária do armador Aliança Navegação e Logística, sócia do Porto Itapoá.

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