Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2019 - 14:35

Marinha realiza o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

No período de 13 a 22 de março, a Marinha do Brasil realizará, por meio da Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres. A reedição dessa iniciativa pioneira é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (representada pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio) e visa a contribuir para que o Brasil possa atingir as metas de significativa ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O estágio consistirá de instruções baseadas no Core Pre-Deployment Training Material (CPTM), material de treinamento básico da ONU para mantenedores da paz, que abrange temas como: o papel e organização da ONU e de suas missões de paz; o trabalho com parceiros de missão como, por exemplo, ONG e o governo do país anfitrião da missão; respeito pela diversidade; proteção a crianças; mulher, paz e segurança; conduta e disciplina em missões de paz, dentre outros. Além destes, outros conteúdos necessários à ambientação em operações de paz serão transmitidos, como conceitos básicos de tática em operações de paz. Ao fim, uma atividade prática permitirá a consolidação de conhecimentos obtidos.

No intuito de reafirmar a importância da mulher na construção e execução da agenda mundial de paz e segurança, o estágio contará mais uma vez com a participação, na qualidade de palestrantes, de mulheres de elevado protagonismo profissional, como a Contra-Almirante Médica Dalva Maria Carvalho Mendes, integrante da primeira turma de oficiais incorporadas à Marinha do Brasil e primeira brasileira a ser promovida a oficial-general; a Promotora de Justiça Militar Drª Najla Nassif Palma, Secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do Ministério Público Militar da União; e a Drª Renata Giannini, Doutora em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Norfolk/EUA), especialista em segurança internacional, operações de paz e a agenda gênero, paz e segurança e pesquisadora do Instituto Igarapé. Também elevando a qualidade do estágio, palestrará o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e Assistente do Force Commander da Força Militar da Missão das Nação Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) em 2004/2005.

A turma também contará com a participação de civis, alunas de instituições de ensino superior convidadas, dentre elas UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ e CEFET-RJ, de forma a ampliar a divulgação, também no meio acadêmico, da necessidade de participação e das oportunidades abertas ao público feminino civil no âmbito das operações de paz da ONU. Neste contexto, destaca-se a participação das pesquisadoras do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval.

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde será conduzido o estágio, representa o coração do processo de ensino no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, força estratégica de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário do Brasil. Criado em 1955, é o estabelecimento de ensino pelo qual passam todos os Fuzileiros Navais, Oficiais e Praças, ao longo de suas carreiras, para a realização de cursos profissionais.

. 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres, de 13 a 22 de março de 2019, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Rua Comendador Bastos, 894, Freguesia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ). Horário: nos dias úteis do período, de 8h às 17h. Contato e informações: http://www.eoppazfem.marinha.mil.br/ Telefone: (21) 3386-4512

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira