Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2019 - 09:11

Foco e determinação por uma executiva


Assim Katia Bortoluzzi, diretora de Recursos Humanos da Phibro Saúde Animal se tornou uma líder em sua área de atuação.

Quando criança, Katia Bortoluzzi, diretora de Recursos Humanos da Phibro Saúde Animal – líder global no mercado de nutrição e saúde animal – sonhava em ser professora. Mas a vida a levou para outros caminhos e ela construiu uma sólida carreira em Recursos Humanos.

Katia está entre as 49% das mulheres que representam o mercado mundial, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), e o índice em cargos de CEOs e diretorias executivas no Brasil chegou a 16% em 2017, de acordo com o último levantamento da pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Bussiness, da Grant Thornton.

Casada, formada em economia pela Universidade São Judas Tadeu e com MBAs em Administração pela FGV e em Recursos Humanos pela FIA, Katia é responsável por toda a área de pessoas da Phibro na América do Sul e lidera equipe de 13 profissionais. “Meu time tem cinco colaboradores que se reportam diretamente a mim no Brasil e um na Argentina, que tem responsabilidade pelo suporte aos demais países”, conta Katia Bortoluzzi.

Ela iniciou a carreira como Analista de Recursos Humanos e se envolveu em todas as rotinas da área, assumindo cargos de maior responsabilidade. “Tive a primeira posição de liderança aos 28 anos em uma multinacional norte-americana de agronegócio. Desde então, tive diferentes experiências, atuando em projetos transformacionais, projetos globais e aquisições. Atuei em diferentes posições, gerenciei áreas especialistas de Recursos Humanos, como Aquisição de Talentos, Treinamento, Desenho Organizacional e Desenvolvimento em diferentes segmentos. Também ocupei posições regionais até chegar à Diretoria de Recursos Humanos na Phibro”, orgulha-se.

Pesquisa da consultoria McKinsey, de 2018, mostra que empresas com mulheres em postos de liderança têm 21% mais chance de ter desempenho financeiro acima da média. Na Phibro Saúde Animal, 32% dos cargos de liderança são ocupados pelo público feminino. A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), também destaca que as mulheres ocupam 31% dos cargos de liderança das empresas agropecuárias.

Kátia diz que sempre trabalhou em empresas que valorizam o trabalho feminino. “Me vejo contribuindo para o desenvolvimento dos talentos em todos os níveis da organização na América do Sul, contribuindo para o crescimento do negócio e entrega de resultados”.

Para se manter “no jogo”, Katia recomenda que é “muito importante estar atualizada e estudar sempre”. Para ela, disponibilidade para aprender coisas novas, abertura a mudanças, acreditar nos sonhos e capacidade de realização são essenciais e contribuem para estar na liderança do RH de uma grande empresa. “Definir um objetivo, alinhar as demandas pessoais com as profissionais e perseguir os seus sonhos é o caminho para quem almeja chegar a liderança”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira