Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 09:44

Desdobramentos do PAC na construção civil são discutidos em encontro


Trabalhadores na indústria da construção e do mobiliário prevêem maior contratação e redução da informalidade com aceleração das obras.

Para avaliar o impacto das obras e investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) na demanda de trabalhadores da construção civil, acontece, a partir dessa quinta-feira, dia 24/08, em Canela (RS), o 5º Encontro de Dirigentes Sindicais da Construção e do Mobiliário do Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do RS (Feticom-RS), Aroldo Pinto da Silva Garcia, o PAC promete um impacto significativo no crescimento das contratações no setor, exigindo que o segmento agregue novas características na realidade do trabalhador, entre as quais destacam-se a necessidade de melhor qualificação e o aumento da estabilidade nas contratações. “Já observa-se o surgimento de uma tendência de retardar a rescisão do contrato do empregado, que não é mais demitido entre uma obra e outra. Também é importante observar que, com o crescimento das obras, a informalidade venha a diminuir”, ressalta o dirigente, destacando que diante deste cenário positivo é urgente a necessidade de uma fiscalização estreita para a manutenção da segurança e saúde do trabalhador, questão que se agrava com os contratos informais, na visão de Garcia.

O objetivo do encontro é formar, entre os dirigentes dos 53 sindicatos estaduais que congregam as diferentes categorias da construção civil, multiplicadores de informação sobre essas e outras novas questões que mobilizam o setor atualmente. A idéia é incluir também na discussão, o desenvolvimento da indústria florestal que se fortalece no Rio Grande do Sul, que o presidente do Feticom-RS considera fundamental na construção civil e mobiliário. Também será debatido o fim da contribuição sindical, que tem a posição contrária da entidade. O evento contará ainda com a presença do senador Paulo Paim, que falará da lei de sua autoria sobre o fim do fator previdenciário, que atrela o valor da aposentadoria ao tempo de contribuição, à idade do trabalhador e, ainda, à expectativa de sobrevida do segurado no momento da aposentadoria. || Foto: Aroldo Pinto da Silva Garcia

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira