Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 10:05

CPFL Energia é a representante do setor elétrico no 3º Seminário Regional do Instituto Ethos

Empresas ligadas ao Programa Tear discutem mecanismos de combate à corrupção.

A CPFL Energia participa, dia 24 de abril (quinta-feira), em São Paulo, do encontro que irá reunir sete grandes empresas de diferentes setores estratégicos da economia brasileira e Pequenas e Média Empresas (PME) de suas cadeias de valor, integrantes do Instituto Ethos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e seus parceiros, para discutir práticas a serem adotadas para instaurar uma “cultura de integridade” nos ambientes corporativos e de negócios, como forma de combater a corrupção.

As empresas participantes do Seminário integram o Programa Tear, idealizado e coordenado pelo Instituto Ethos e BID. O tema escolhido para o Seminário está alinhado aos aspectos trabalhados no Programa Tear, que pretende incorporar uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social à gestão empresarial de pequenas e médias empresas da cadeia de valor de empresas-âncora, como a CPFL Energia, que integra nove PMEs situadas em sua área de atuação.

Durante o encontro, serão apresentados mecanismos bem-sucedidos de combate à corrupção, adotados por empresas, governo e sociedade; além disso, experiências serão compartilhadas e temas relacionados à construção de uma cadeia de valor sustentável serão aprofundados.

O 3º. Seminário Regional do Programa Tear tem a coordenação geral do Instituto Ethos; foi organizado pela Gafisa, Grupo Pão de Açúcar e Y. Takaoka Empreendimentos.

Perfil do Programa Tear - O Programa Tear é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, cujo principal objetivo é implementar práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), aumentando a sustentabilidade e a competitividade das pequenas e médias empresas participantes da cadeia de valor de sete setores estratégicos da economia: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; petróleo e gás; siderurgia; e varejo.

Em cada um desses segmentos foi identificada uma “empresa-âncora”, com experiências avançadas em gestão socialmente responsável. Essas empresas-âncora selecionaram, em média, quinze pequenas e médias empresas, integrantes de sua cadeia de valor (fornecedoras ou clientes), com as quais assumiu o compromisso de ajudar a incorporar a responsabilidade social empresarial nos processos internos, bem como no relacionamento com as partes interessadas das suas respectivas cadeias de valor.

Todas as empresas, âncoras e PMEs, respondem os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e, a partir deste diagnóstico, elaboram planos de ação objetivando a melhoria dos processos. Consultores contratados pelo Programa Tear auxiliam as empresas em todas as etapas, desde a sensibilização e análise da sustentabilidade do negócio, a resposta aos Indicadores, a elaboração do Plano de Ação, até o monitoramento de resultados. Por meio de reuniões periódicas, os participantes trocam experiências, ajustam eventuais arestas e apresentam os últimos resultados conseguidos a partir da implementação do programa.

Entre os parceiros do Instituto Ethos e do BID para alguns dos setores da economia dos participantes do Programa Tear estão: a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), a Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Única (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo).

As empresas-âncora são: . Açúcar e Álcool – Santelisa Vale Bioenergia | . Construção Civil / Grandes Obras – Camargo Corrêa Construção Civil / Empreendimentos – Y. Takaoka Empreendimentos / Gafisa | . Energia Elétrica – CPFL Energia | Mineração – Vale | . Petróleo e Gás – Petrobras | Siderurgia – ArcelorMittal Brasil | . Varejo – Grupo Pão de Açúcar .

Perfil da CPFL - A CPFL Energia é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua em três segmentos: distribuição, geração e comercialização de energia. Na distribuição atende 6,3 milhões de clientes em 569 municípios, distribuídos pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem 23% do mercado livre brasileiro. Na geração, a holding controla empreendimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Seu parque gerador é composto por 33 PCH´s (pequenas centrais hidrelétricas) e tem participação em oito Usinas Hidrelétricas. Atualmente sua capacidade de geração de energia está em 1.588 MW devendo alcançar 2.174 MW até 2010 quando todas as usinas estiverem em operação. A CPFL Energia tem ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, dois dos ambientes do mercado de capitais com o mais alto grau de governança corporativa. Seu faturamento bruto em 2007 foi de R$ 14,2 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira