Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 10:38

Secretário de Transportes em Brasília apresenta o 'Rio-Estado da Bicicleta' ao Ministério das Cidades


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, recebeu em seu gabinete, no dia 23 de abril (quarta-feira), em Brasília, o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, para uma apresentação do programa "Rio-Estado da Bicicleta". O programa, desenvolvido pela secretaria, pretende colocar o Rio na vanguarda mundial com a implantação de um sistema que promova a bicicleta como um meio de transporte alimentador dos demais modais, como trem, ônibus e metrô e, so mesmo tempo, seja um incentivo ao uso de transporte não poluente. Sistema que já é utilizado em países como França, Holanda, Espanha e Alemanha.

Julio Lopes espera que o projeto seja bem recebido pelo ministério e seja incluído no PAC da Mobilidade, para obtenção de recursos destinados a construção de ciclovias nos municípios do interior do Rio e de bicicletários na Região Metropolitana.

" Esperamos sensibilizar o ministro Márcio Fortes que além de ser usuário de bicicleta está preocupado em dar uma nova dimensão à forma de as pessoas se deslocarem dentro das cidades. Já temos R$ 600 mil garantidos pelo Banco Interamericano – BIRD- para estudos e projetos, e agora precisamos de um aporte do Governo Federal para construção das redes cicloviárias", destaca Julio Lopes.

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos, são realizadas cerca de 7,5 milhões de viagens sem a utilização de meio de transporte público, sendo 6,8 milhões a pé e 645 mil de bicicleta.

Segundo dados da Abraciclo, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicletas, o Brasil apresenta a terceira maior produção de bicicletas do mundo, com cinco milhões de unidades fabricadas em 2007, atrás apenas da China e Índia. A frota do país é estimada em 60 milhões de bicicletas em circulação, sendo que o setor concentra grande parte de seu mercado nos estados das regiões Sudeste e Nordeste, com 44% e 26%, respectivamente.

É a opção de meio de transporte para 53% da frota nacional. O perfil do usuário de bicicletas é predominantemente jovem e masculino, com cerca de 60% na faixa de 17 a 32 anos.

"Acreditamos que, com as medidas propostas, a bicicleta irá se tornar, gradualmente, uma opção de locomoção diária nos trajetos casa-trabalho e casa-escola, integrada com a rede de transportes públicos", completa o secretário.

Foto: Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, e ministro das Cidades, Marcio Fortes, pedalam pela Esplanada dos Ministérios para promover o projeto Rio - Estado da Bicicleta

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira