Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2019 - 08:37

Porto de Santos registra 10,03 milhões de toneladas em fevereiro


Movimentos mensal e acumulado atingiram marcas históricas neste ano, acumulando novos recordes.

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou novos recordes em fevereiro. Pela primeira vez, esse mês ultrapassa a marca de dez milhões de toneladas, alcançando o total de 10,03 milhões de toneladas, superando em 0,6% o maior movimento até então, verificado em fevereiro de 2017 (9,98 milhões de toneladas), e em 3,7% o total de fevereiro do ano passado. Também no acumulado, a marca foi recorde, com o primeiro bimestre atingindo 19,08 milhões de toneladas, incremento de 2,2% sobre igual período do ano anterior.

No total acumulado, os embarques responderam por quase 70 % da movimentação (13,23 milhões de toneladas), registrando crescimento de 2,5%, enquanto as descargas apontaram aumento de 1,6% (5,85 milhões de toneladas).

O crescimento no bimestre teve forte impulso com o aumento de 31,1% do chamado complexo soja, formado pela carga em grão e em farelo, item de maior tonelagem na movimentação geral do Porto de Santos, com uma participação de 34,6% nos embarques e de 24,0% no total geral.

De acordo com o setor de estatística da Autoridade Portuária, a movimentação seria ainda mais expressiva se a operação com açúcar a granel não apresentasse recuo. Por outro lado, exerceu grande influência no resultado positivo o crescimento de 23,6% nos embarques de soja a granel no mês.

Quanto às importações, o adubo, produto de maior participação nesse fluxo, com 717,09 milhões de toneladas, registrou 34,6% de aumento no total acumulado e de 45,3% no mensal.

As operações com contêineres apresentaram redução nos totais mensal e acumulado, tanto na tonelagem como em TEU. O bimestre registrou movimento de 570,23 mil TEU (-12,3%) e de 6,37 milhões de toneladas (-8,6%). Na comparação do mês, foram 278,93 mil TEU (-10,5%).

As atracações de navios (777 embarcações) registraram queda de 1,0% em fevereiro, representando aumento da produtividade média, que chegou a 27,94 mil toneladas por navio, incremento de quase 6% da produtividade sobre igual período de 2018.

O Porto de Santos — Localiza-se a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Cerca de 90% da base industrial do Estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 quilômetros do Porto de Santos.

O Porto de Santos é também a principal porta de saída da produção agropecuária brasileira, sendo o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho. É ligado aos principais estados produtores - São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás -, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovia. O Porto de Santos movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros (trecho mais estreito), possui 55 terminais marí­timos e retroportuários, localizados em duas margens, uma no municí­pio de Santos (direita) e outra no de Guarujá (esquerda). Para atracação de navios conta com uma extensão de cais de quase 16 quilômetros, que contempla 66 berços de atracação. Para armazenamento de granéis lí­quidos conta com uma capacidade de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas. | www.portodesantos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira