Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 10:46

Elektro reestrutura portal com tecnologia Oracle

Projeto desenvolvido pela Discover facilita a gestão das informações e o atendimento ao cliente, aumentando a produtividade e reduzindo os gastos da empresa.

São Paulo – A Elektro, empresa distribuidora de energia elétrica, aposta na importância de seu portal na internet para realizar serviços on-line e uma comunicação eficiente com seus clientes, fornecedores e investidores. Por isso, no último ano, decidiu reestruturar o layout e a organização das informações do site, e adotar uma tecnologia que permitisse não só o novo visual como a atualização freqüente e descentralizada de seu conteúdo.

O objetivo era criar um portal mais comunicativo, que tivesse o cliente como foco principal. Com isso, a Elektro queria garantir que os acessos à página resolvessem grande parte das solicitações de serviço e dúvidas de maneira prática e eficaz. A reestruturação do portal pretendia assegurar a qualidade da imagem da empresa, com informações claras e atualizadas, e fornecer um atendimento rápido para o cliente.

Segundo Cícero Calvi, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Elektro, antes de definir a estratégia de reestruturação do portal, foi preciso levantar como estava a navegabilidade do site anterior, mapear as dificuldades e conhecer a visão do cliente. "Queríamos que nosso site fosse agradável de navegar, além de permitir, por exemplo, que o cliente pudesse imprimir uma segunda via sem maiores dificuldades", conta.

A tecnologia escolhida para suportar a reestruturação foi o Oracle Portal. De acordo com Calvi, a Discover ofereceu uma solução adequada às necessidades da empresa. "Em duas semanas, a Discover elaborou e apresentou uma demonstração de layout, utilizando a ferramenta Oracle, cuja licença a Elektro já tinha. Foi nesse momento que resolvemos fechar o projeto com a integradora", afirma.

Com o Oracle Portal, qualquer área da empresa pode gerar um conteúdo ou uma atualização, sem precisar entender de desenvolvimento ou de linguagens de programação. A ferramenta coloca as informações automaticamente no layout definido. "Agora, não existe mais a pergunta: mas, como eu posso mudar esse banner ou esse texto?", aponta Calvi.

A ferramenta da Oracle possui um workflow integrado, capaz de avisar quando existem novas inserções, proporcionando mais agilidade no dia-a-dia. A atualização de conteúdo, que antes era de responsabilidade apenas da área de Comunicação, agora será otimizada, possibilitando a descentralização das aprovações de novos conteúdos com a utilização do workflow da ferramenta. Esta funcionalidade será implantada ainda este ano.

"Com certeza, internamente ganhamos em produtividade e desempenho, porque ficou bem mais fácil gerenciar as informações do site. Estamos certos de que a reestruturação alcançou seus objetivos, visto que já ultrapassamos nossa meta de atendimento ao cliente, garantindo que mais de 50% dos serviços sejam realizados on-line", comemora Calvi.

A reestruturação do portal começou em abril de 2007 e foi finalizada com o lançamento oficial do site. Desde então, a Elektro mede a satisfação dos usuários mensalmente. "A partir do momento em que o lançamos, recebemos vários elogios de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores", conta o gerente executivo de TI empresa.

O próximo passo da Elektro será utilizar o conhecimento do perfil do internauta em campanhas de conscientização para o uso de energia elétrica e outras estratégias alinhadas ao Programa de Excelência no Relacionamento com o Cliente, vigente na empresa. A Elektro deseja identificar cada vez melhor seu cliente e sempre superar os padrões de atendimento estabelecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Perfil da Elektro - A distribuidora de energia elétrica Elektro atua no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Possui 2 milhões de clientes na área de concessão de energia elétrica, atendendo um total de 223 municípios, em São Paulo, e cinco no Mato Grosso do Sul. Em seu quadro de funcionários, conta hoje com 2.500 colaboradores diretos e 2.500 de empresas contratadas. Com sede em Campinas–SP, também se faz presente em mais oito cidades por suas regionais: Andradina, Atibaia, Votuporanga, Rio Claro, Tatuí, Itanhaém, Guarujá e Limeira. Dentro da área de concessão, atende 5,7 milhões de habitantes, cobrindo uma área de 22 mil km2. Em 2007, a Elektro foi eleita A Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), entre as companhias com mais de 400 mil clientes. Também possui prêmios por suas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Para saber mais, acesse: www.elektro.com.br.

Perfil da Discover - A Discover é uma empresa especializada no desenvolvimento de software, treinamento e consultoria em tecnologia da informação. Possui clientes de médio e grande porte e é fortemente especializada em produtos Oracle. Fundada em 1996, possui a categoria máxima no programa de parcerias da Oracle: o Oracle Certified Advantage Partner. Tem no seu portifólio de produtos a comercialização de soluções de hardware, revenda de softwares Oracle, projetos de desenvolvimento, integração e customização de aplicações. Possui uma equipe própria para consultoria, suporte técnico, treinamento e capacitação nas tecnologias Oracle. Localizada em São Paulo, a Discover está entre as dez empresas que mais vendem produtos Oracle em todo o Brasil. Com uma média de crescimento de 36% nos últimos anos, possui 70 clientes, dos quais 60% são ativos. | www.discover.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira