Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2019 - 10:20

Cemig moderniza iluminação de prédios históricos do Circuito Liberdade

Investimentos em eficiência energética promovem redução de custos com energia e mais conforto aos visitantes.

A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, está substituindo a iluminação de prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, na capital mineira. A iniciativa, que já é responsável pela modernização dos prédios do Arquivo Público Mineiro (APM) e da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, contempla agora o Palácio da Liberdade. Inaugurado em 1898 para ser a sede do governo de Minas Gerais, o Palácio é hoje um dos principais cartões postais do estado.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a substituição das lâmpadas nos prédios gera uma significativa economia da energia consumida. “Além da redução do consumo, a iniciativa contribui para a diminuição do superaquecimento e de possíveis vulnerabilidades do sistema de iluminação dos prédios, uma vez que elimina o uso de reatores”, explica o gerente.

A padronização das lâmpadas por modelos LED também se mostra mais compatível quando considerada a natureza dos locais beneficiados, como é o caso do Arquivo Público e da Biblioteca Pública Estadual. “Considerando que as novas lâmpadas não emitem radiação ultravioleta e infravermelha, teremos mais garantia quanto à preservação de milhares de páginas que integram o acervo, sendo parte delas oriunda de documentos raros e únicos”, afirma o superintendente do APM, Thiago Veloso Vitral.

Ainda segundo o gerente Ronaldo Queiroz, as iniciativas consideraram o tombamento estadual dos prédios e as especificidades de cada local para a substituição das lâmpadas. “A Cemig entende a importância do patrimônio histórico e cultural do Circuito Liberdade e, por isso, busca garantir mais conforto aos usuários e visitantes dos locais, principalmente dos pesquisadores e leitores que frequentam o Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca”, afirma Queiroz.

Investimentos em eficiência energética — Para proporcionar esses benefícios, foram substituídas, nessas instituições, cerca de 4.600 lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia LED, em um investimento superior a R$ 300 mil. Além da redução do consumo e dos gastos públicos com a energia, a troca das lâmpadas diminui a necessidade de manutenção, visto que os novos materiais têm durabilidade superior. O investimento foi feito com recursos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Aneel.

Circuito Liberdade — O Circuito Liberdade compreende um complexo cultural formado por 15 instituições artísticas e culturais localizadas na Praça da Liberdade, na Rua da Bahia e na Avenida João Pinheiro.

O Arquivo Público Mineiro, também contemplado pelo Programa Energia, é a instituição cultural mais antiga do estado, sendo criada em 1895 e transferida para a capital mineira em 1901. Seu acervo é formado por mais de 12.000 mil títulos que registram a história de Minas Gerais, do Brasil e do Império Português. Já a Biblioteca Pública Luiz de Bessa, inaugurada em 1961 e obra do arquiteto Oscar Niemeyer, reúne mais de 570 mil exemplares em seu acervo, com destaque para o setor Braille, destinado a deficientes visuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira