Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 11:09

Falta do catalisador no automóvel aumenta os índices de poluição e doenças respiratórias

Imagine um veículo rodando pelas ruas e estradas sem o catalisador ou algum outro componente do sistema de exaustão. É uma contribuição para o agravamento da poluição. “Um automóvel nessa condição emite 100% de gases tóxicos no ar. Além de afetar a si próprio, o indivíduo colabora para o aumento da concentração de poluentes no planeta e o crescimento de doenças respiratórias entre a população”, avalia Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore, uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do País.

Estudo realizado recentemente pela empresa, em parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e a Mastra Escapamentos, aponta que um em cada quatro carros do estado de São Paulo circula em situação irregular. Os automóveis estão equipados com falsos catalisadores ou com a peça adulterada, ou seja, com o núcleo cerâmico retirado.

Prevenção - Até chegar ao catalisador, onde são convertidos em gases inofensivos ao meio ambiente, os gases gerados pelo motor do veículo percorrem todo o sistema de exaustão. Dessa forma, é fundamental fazer manutenções preventivas no automóvel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustão.

Catalisador - A desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do motor são apenas alguns dos problemas que o motorista pode observar ao rodar com falso catalisador ou com o equipamento com sua eficiência comprometida.

Projetado para ter a mesma durabilidade do automóvel, o catalisador pode ter a carcaça danificada por impactos, levando à sua destruição. Além disso, a vida útil do equipamento pode ser reduzida pela má conservação do carro ou pelo abastecimento do automóvel com combustível adulterado.

Troca - A troca do catalisador deve ser realizada quando o carro apresentar perda de força do motor ou barulho no escapamento como se tivesse uma peça solta. “Ao comprar uma nova peça, o motorista deve verificar a embalagem, além de exigir o certificado de garantia e nota fiscal”, acrescenta Moreira.

Prejuízos à saúde - Os gases emitidos pelos automóveis sem catalisador ou equipados com falso catalisador, as conseqüências para a saúde e o resultado da catálise feita por um equipamento original.

Gases...................................Efeitos...........................................................................................................Após a catálise

HC (Hidrocarbonetos): Causa irritação nas vias respiratórias, anemia, leucemia e câncer pulmonar | Transforma-se em vapor d’água e gases inofensivos;

CO (Monóxido de Carbono): Causa asfixia sistêmica, pneumonia e danos cerebrais | Transforma-se em gás carbônico (gás exalado ao respirarmos) ;

NOx (Óxido de Nitrogênio): Causa ardência nos olhos, nariz e mucosas. Também provoca bronquite, enfisema, insuficiência respiratória e até mutações genéticas | Transforma-se em N2 (Nitrogênio), que representa 75% do ar que respiramos da atmosfera O3 (Oxidantes fotoquímicosOzônio e Aldeídos): Causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas | São originadas das reações fotoquímicas da luz solar com os poluentes: HC, CO, Nox || *Fonte: Umicore

Perfil - A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Materiais Avançados, Produtos de Metais Preciosos & Catalisadores, Serviços de Metais Preciosos e Especialidades de Zinco. Cada área de negócios está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, onde seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença, seja em produtos essenciais ao dia-a-dia ou aqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes servindo em uma base global de clientes. Em 2006, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e atualmente emprega 17 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira