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03/04/2019 - 08:38

DMCard adquire carteira de cartões próprios

Da 3ª maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul. Private Label das redes Supper Rissul e Macromix, da UnidaSul, passam a ser administrados e emitidos pela empresa especializada no varejo supermercadista e tecnologias de pagamentos.

A DMCard, administradora de cartões private label especialista em varejo e em tecnologias de sistemas de pagamento, acaba de adquirir 100% da carteira de cartões de loja da UnidaSul, empresa gaúcha que administra as redes Supper Rissul (varejista) e Macromix (atacado). Juntas, totalizam 46 lojas formando a terceira maior rede supermercadista do Rio Grande do Sul, com um faturamento anual de R$ 1,4 bilhão, segundo o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

A compra potencializa a penetração da DMCard na Região Sul do país, um dos focos para o desenvolvimento da empresa. Além disso, reforça a estratégia da companhia que visa à aquisição de carteiras de cartões private label do varejo como um dos caminhos para manter seu ritmo de crescimento acentuado.

Fora de casa — A UnidaSul segue uma tendência do setor, no qual as grandes redes, que faziam a gestão de seu cartão private label internamente, estão buscando administradoras especializadas, como a DMCard. “Ao transferir a carteira de crédito a uma empresa especializada no varejo supermercadista, dedicamos todo nosso esforço de gestão ao que é a essência do nosso negócio. Com a mudança, nossos clientes passarão a ter um serviço mais qualificado, ágil e seguro”, explica Adilson Neuhaus, Diretor Administrativo Financeiro da UnidaSul.

A operação de crédito interno da UnidaSul crescia menos do que o previsto por conta da análise mais conservadora na aprovação do crédito, o que limitava o potencial de vendas com o cartão próprio. “O processo de avaliação interno durou um ano e, para termos a agilidade e qualidade necessária nas aprovações, decidimos buscar uma empresa referência no mercado, como a DMCard, cujo fator determinante para a escolha desta empresa foi a experiência em nosso ramo de atividade e as referências que buscamos juntos aos nossos colegas de segmento, onde nos deram as melhores referências de resultados e indicadores de serviço”, acrescenta Adilson.

Melhorias na relação com o consumidor — Os cartões de cada uma das redes continuam com o mesmo nome e marca do varejista e os mesmos benefícios. As mudanças para o consumidor serão apenas para melhor. Na parceria com a DMCard os portadores passam a contar com uma das análises de crédito mais ágeis do mercado, basta apresentar RG e CPF para aprovar seu cartão e utilizá-lo no mesmo dia, além de ter a disposição todo o serviço de atendimento da administradora de cartões que é a única no segmento certificada com o selo RA 1000 do Reclame Aqui e que desde o início do ano se mantém em primeiro lugar com a melhor nota média dada pelos consumidores neste mesmo site.

A transição e implantação da nova administradora deve levar oito semanas, quando 100% dos cartões já emitidos e a análise de crédito a partir de então será realizada pela DMCard.

Movimentação no cartão de rede mineira triplicou — No segundo semestre de 2018, a DMCard adquiriu toda a carteira de clientes do cartão private label dos Supermercados BH, em Minas Gerais, a 7ª maior rede supermercadista do país. Seis meses após o início da parceria, a rede contabiliza um crescimento de 300% no valor movimentado nos cartões da loja.

Em dezembro, 2018, o montante gasto nos cartões geridos pela própria rede BH foi de R$ 5,5 milhões. Em janeiro, com o término da transição e a totalidade dos cartões sendo administrados pela DMCard, o total gasto foi de R$ 13,5 milhões.

Além disso, a aprovação de cartões que era de apenas 18% das propostas enviadas, mais do que dobrou, subindo para 39% com a entrada da DMCard. Isso mostra como a gestão de uma especialista no segmento pode fortalecer o cartão de loja como uma verdadeira ferramenta para impulsionar resultados. Mais cartões aprovados, clientes atendidos com excelência e o atendimento mais personalizado graças ao CRM têm significado mais vendas em todas os varejistas parceiros da DMCard.

Estratégia de crescimento DMCard — Nos últimos seis anos, A DMCard tem registrado um crescimento constante na média de 30% ao ano. Em 2018, esse crescimento no valor movimentado nos cartões de parceiros em todo o país foi de 31% quando comparado ao ano anterior, totalizando R$ 1,8 bi. Por isso, tem se consolidado cada vez mais como líder e como a maior empresa especializada em crédito e tecnologias de sistemas de pagamento para o setor supermercadista.

A DMCard sempre mantém em sua estratégia de crescimento a aquisição de carteiras de varejistas que administram o próprio cartão. Em toda história da administradora já foram adquiridas mais de dez operações como esta que está sendo realizada com a UnidaSul e a mais recente já em operação, Supermercados BH.

“Desde o ano passado, parte da estratégia para manter nossa média de crescimento está na prospecção de grandes e médias redes com faturamentos a partir de R$ 100 milhões e também na aquisição de carteiras de clientes. Acreditamos que para manter nossa evolução em dois dígitos nos próximos anos é fundamental sempre observar as diversas oportunidades, pois as duas empresas se beneficiam muito com a parceria. A DMCard pode aumentar sua escala e o varejista libera seu capital para continuar crescendo por meio de abertura de novas lojas e, por que não, adquirindo outras redes”, diz Carlos Tamaki, Diretor Financeiro da DMCard.

Crescimento durante a crise — Como uma das líderes em seu segmento, os resultados da DMCard são um recorte desse mercado que comprova a força e a importância do cartão de marca própria para o segmento supermercadista e para o poder de compra do consumidor. O que pode ser percebido quando os números da empresa, que cresce 30% ao ano, são comparados com a variação extremamente tímida da economia em geral. Por exemplo, dados consolidados pelo Banco Central apontam para um crescimento do PIB de apenas 1,1%, em 2018. Já a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), mostra um crescimento real do consumo nos supermercados de apenas 2,07%.

Tamaki explica o que tem impulsionado os bons resultados nos últimos anos. “O cartão de loja tem sido cada vez mais buscado pelo consumidor como uma alternativa, já que tem encontrado dificuldade em conseguir crédito na rede bancária. Além disso, as instituições bancárias têm se afastado do setor private label abrindo espaço para empresas especializadas como a DMCard”.

Perfil — A DMCard é uma administradora de cartões private label que nasceu em 2002, em São José dos Campos, interior de são Paulo. A empresa viabiliza a redes de supermercados e de materiais de construção, a possibilidade de oferecerem aos seus consumidores um cartão de crédito de marca própria que, além de aumentar as vendas, fideliza seus clientes.

Denis César Correia, Diretor Executivo da empresa, explica o sucesso e os diferencias da DMCard: “Somos uma empresa especialista em varejo, por isso podemos atender às necessidades específicas do segmento”.

A DMCard nasceu de uma pequena operação de cartões de fidelidade de uma rede varejista. Hoje, possui uma completa e integrada estrutura de administração e processamento de operações, e atua em diversas regiões do Brasil. A empresa já ultrapassou a marca de dois milhões de cartões emitidos para mais de 299 redes e 5.403 lojas, incluindo Sonda, Cobal, Spani, Semar, Royal, Unissul, Docelar, Joanin, Ricoy, Imec, BH, Koch, Paulistão e Althof.

Além do crédito, a DMCard ainda oferece uma poderosa ferramenta de CRM que coleta informações sobre o hábito de compra dos consumidores, permitindo, assim, a criação de campanhas personalizadas e relevantes para os diferentes perfis de clientes existentes.

Com nota alta em qualidade de serviço, a DMCard é a única empresa de cartões que possui o selo RA1000, garantindo o compromisso da marca em oferecer o melhor serviço para seus parceiros e clientes. | www.dmcard.com.br

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