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24/04/2008 - 11:21

ITIL: referência brasileira em governança de TI

A Governança Corporativa possui quatro princípios básicos (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) e tem sido a aposta dos CEOs quando o assunto é aumentar o valor da empresa e sua perenidade.

Para dar suporte a esses princípios, as empresas têm feito grandes investimentos para a adoção de controles internos e a Tecnologia da Informação está dentro deste contexto.

O mercado possui muitas metodologias e frameworks para a Governança de TI, que convergem para o sucesso da Governança Corporativa. Os mais conhecidos são a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), o BSC (Balanced Score Card), ISO 20000, Cobit, Six Sigma, PMI, entre outros. Entre esses, uma das mais comentadas nos últimos dois anos é a ITIL.

A ITIL é um conjunto de melhores práticas para o gerenciamento de TI, consagrado como caminho seguro e bem sucedido na busca por níveis mais elevados de desempenho. Criada no final da década de 80, pela OGC (Office of Government Commerce); tem como premissa que todos os tipos de negócios são dependentes da área de TI e visa aumentar a qualidade dos serviços, a previsibilidade do comportamento e a diminuição do custo alocado. Sua atualização e divulgação no Brasil é feita pelo itSMF (Information Technology Service Management Forum).

Uma pesquisa realizada em 2007, mostra que o mercado brasileiro reconhece a necessidade de investir em Governança de TI e que, apesar da multidiciplinaridade na adoção dos métodos e frameworks, a ITIL é a preferida dos brasileiros.

A pesquisa revela que 83% das empresas nacionais investem em modelos de governança e dessas, 23% utilizam a ITIL para melhorar suas operações; seguida do Cobit (16%) e o BSC (11%).

Entretanto, implementar Governança de TI não é tarefa fácil. O Brasil é um país onde prevalece a criatividade, a liberdade e essa informalidade natural contrapõe com a rigidez da Governança. Por outro lado, essa mesma característica cultural tem sido o requisito que leva à preferência pela ITIL. Ela mostra o “que” deve ser feito, sem a obrigatoriedade do “como” deve ser feito, permitindo exercer criatividade e liberdade ao adaptar o framework à realidade da organização.

Sua implantação não requer nenhuma metodologia específica, mas alguns pontos devem ser considerados: . ITIL é um projeto de mudança organizacional | . O envolvimento da alta direção e um plano de comunicação eficaz | . Participação de Profissionais Capacitados | . Investimentos financeiros | . Processo de mudança longo.

Felizmente as dificuldades não se sobressaem aos benefícios esperados e podem ser percebidos em até 90 dias após sua implantação. As pesquisas registram os seguintes índices:

Variável de desempenho...................................Resultado obtido

Disponibilidade dos Sistemas............................Incremento de 10% na disponibilidades dos sistemas de TI

Custo de Propriedade.........................................Redução de 10% no custo total de propriedade

Capacidade de Processamento...........................Redução de 15% da capacidade disponível

Prazo de Mudança............................................. Redução de 25% no tempo necessário para a conclusão das mudanças

Prazo de Reparo................................................ Redução de 80% no tempo para a realização de reparos decorrentes de incidentes

Volume de Mudanças........................................ Redução de 50% da quantidade de mudanças urgentes e dispendiosas

Volume de Incidentes...................................... . Redução de 30% na quantidade de incidentes [ *Fonte: livro “Gerenciamento de Serviços de TI na Prática”, de Ivan Luizio Magalhães e Walfrido Brito Pinheiro].

Entre os resultados esperados, percebe-se o aumento da eficiência de TI e elevação da produtividade; redução dos custos operacionais e otimização da utilização dos equipamentos e pessoal de TI; diminuição do time-to-market para produtos e serviços; e melhoria na gestão financeira de TI.

Os benefícios acima, além de inserirem na organização uma cultura de melhoria contínua da qualidade na área de TI, refletem diretamente sobre o retorno do investimento.

Cientes das dificuldades e dos benefícios da implementação da ITIL, elaborar um projeto transparente e de fácil visualização dos resultados que cresça aos olhos dos CEOs e mereça a atenção e investimento, é um desafio aos gestores de TI.

Apesar da preferência brasileira pela ITIL, o importante no processo de Governança de TI é dar o primeiro passo, visto que trata-se de um caminho sem volta e inevitável para as empresas que desejam não só permanecer no mercado, mas se destacar frente à concorrência.

. Por: Adriana Carneiro Brandão, Gerente de Operações da Dimension Data no Brasil

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