Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 11:22

Seus investimentos em ERP

Um dos principais desafios das empresas, hoje em dia, é gerenciar seu negócio. Há anos acompanhando de perto essa dificuldade, tenho percebido que só levam vantagem os profissionais empreendedores, com visão de médio e longo prazo, os que trabalham com a ousadia aliada a uma série de informações necessárias para saber planejar, investir e recuar na hora certa.

Por isso, ter os dados da empresa “nas mãos” pode ser o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso. Entre as principais iniciativas que as empresas devem adotar está a implantação de um software de gestão empresarial. Só assim, é possível acompanhar de perto, e em tempo real, tudo o que acontece nos diversos setores administrativos – o que refletirá diretamente na tomada de decisão.

Felizmente, o movimento das empresas que vem se mostrando interessadas em rever seus conceitos sobre tecnologia da informação tem amadurecido bastante. Prova disso é que há dez anos, por exemplo, ter um sistema de gestão empresarial era inimaginável para um pequeno negócio, com menos de cem funcionários.

Mas este cenário tem mudado bastante. É cada vez maior o número de empresas deste porte que estão partindo para investimentos em ERP, como mostra uma pesquisa realizada pelo IDC que aponta que empresas latino-americanas de pequeno e médio porte vão investir cerca de US$ 13,6 milhões em TI até 2009. E os investimentos em sistemas de gestão correspondem a 28% deste total.

Todo este panorama comprova que o software de gestão é de fato um bom investimento. Ele tem uma relação custo/benefício extremamente atraente. O empreendedor que o implanta atualmente, recebe um produto bem mais completo e personalizado quando comparado há dez anos atrás, além de poder treinar seu pessoal por um preço semelhante ao que era pago naquela época. O tempo de implantação também diminuiu, tendo em vista que os fornecedores de software se profissionalizaram, e hoje conhecem melhor o alcance de seu próprio produto.

Uma das conseqüências é deixar de lado as soluções caseiras, as que possuem muitas falhas por não se adaptarem às necessidades dos clientes, já que cada um requer um serviço específico. Cabe então aos grandes fornecedores entregar um software com soluções “na medida” para cada negócio. Este é o grande trunfo ao prover soluções de gestão para os negócios.

. Por: Márcia Uehara, diretora comercial da RM Campinas

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira