Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2008 - 11:23

Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial (pressão alta) é incontestavelmente o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, que é a causa mais comum de morbidade e mortalidade no mundo industrializado, com impacto não uniforme e em algumas populações com grande carga de complicações.

No Brasil morrem por ano 913.546 pessoas; dessas 281.695 são por doenças cardiovasculares – 30% das mortes e principal causa de mortalidade. Considerando-se que 89.489 dessas mortes são por acidentes vasculares cerebrais (derrames) e que, em 80% dessas situações, a hipertensão arterial é o principal fator de risco e que 84.798 são por infartos do miocárdio e que em 40% a hipertensão arterial também é o principal fator de risco, fica claro que mais de 50% desses óbitos estão relacionados com a pressão alta. Portanto o diagnóstico precoce e o tratamento adequado poderiam evitá-las.

As evidências são claras em demonstrar a importância dos tratamentos medicamentosos e não medicamentosos ou modificações no estilo de vida (controle de peso, padrão alimentar adequado, redução do consumo de sal, moderar ou abolir o consumo de bebidas alcoólicas, prática de exercício físico regular, abandono do tabagismo e controle do estresse psicoemocional) na redução da pressão arterial com conseqüente redução da morbimortalidade cardiovascular.

Um número significativo de indivíduos pode controlar sua pressão arterial apenas com mudanças nos hábitos de vida, prevenindo o aparecimento da hipertensão arterial. E, em hipertensos, quando a adoção de um estilo de vida saudável é insuficiente para atingir-se o controle da hipertensão, provavelmente serão necessários menos medicamentos. É importante ressaltar que a adoção de um estilo de vida saudável deve ser meta a ser atingida em toda a população como forma de prevenção e promoção de saúde.

Com objetivo de mudar a situação acima descrita a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Federação Nacional das Pessoas com Hipertensão, com apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e de outras entidades religiosas irão realizar, neste ano, na semana que antecede o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26 de abril, várias atividades em todas as igrejas de São Paulo, culminando com uma Caminhada a Favor da Vida e Contra a Hipertensão, que começará em frente à Catedral da Sé (Marco Zero) e irá até o Teatro Municipal. Ações como essa acontecerão em todos os estados brasileiros.

Dez Mandamentos contra a Pressão Alta.: 1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano. | 2. Pratique atividades físicas todos os dias. | 3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade. | 4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes. | 5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba. | 6. Abandone o cigarro. | 7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda. | 8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde. | 9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer. | 10. Ame e seja amado.

. Por: Carlos Alberto Machado, do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Coordenador da Liga de Hipertensão Arterial do Belém – Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia, em São Paulo / Escola Paulista de Medicina – Unifesp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira