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24/04/2008 - 11:25

Ambiente corporativo e instituições devem focar na sustentabilidade para se diferenciarem no mercado

Para que as empresas se desenvolvam com rentabilidade e se tornem bem sucedidas o foco dos seus esforços e negócios deverá estar principalmente na sociedade e no meio ambiente. Estratégia esta que permitirá a inovação e a colaboração global do mundo corporativo, para que num futuro - esperamos que muito próximo - todos possam usufruir de um sistema socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero.

Para Giselle Ferreira de Araújo, consultora em direito ambiental da sustentabilidade, "essa nova visão empresarial deve atingir os dirigentes das empresas, impregnar o seu quadro de funcionários e conseqüentemente abranger a comunidade local.

Para tanto, as empresas, no seu contexto interno, devem desenvolver práticas socialmente responsáveis que se relacionem a matérias de investimento no capital humano (medidas para atrair e conservar trabalhadores melhor qualificados), a saúde e a segurança (introduzir uma "cultura preventiva"), a "gestão da mudança" (face à reestruturação da empresa, garantir a inserção profissional do pessoal) e as "práticas ambientalmente responsáveis" que se relacionam à gestão dos recursos naturais explorados no processo de produção (redução da exploração dos recursos, reciclagem dos recursos em utilização, diminuição da geração de resíduos e triagem dos que sejam produzidos).

Em nível externo, as empresas devem exercer responsabilidade direcionada à comunidade local, aos parceiros comerciais, aos clientes, aos fornecedores, às autoridades públicas e às ONGs, que exercem a sua atividade localmente ou no domínio do ambiente”.

Giselle Araújo, também destaca alguns passos para que as empresas se tornem inovadoras com base na sustentabilidade: - Inclusão de novos valores e princípios sócio-ambientais que assegurem à organização o seu enquadramento no patamar de uma empresa sustentável.

. Definir metas e incluí-las em um planejamento estratégico de ações, considerando a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio.

. Conseguir o envolvimento e despertar o interesse de todos os grupos ligados ao negócio da empresa – funcionários, clientes, fornecedores e comunidade local – informando-os sobre iniciativas inovadoras e os benefícios que essas ações podem trazer para si mesmo e a sociedade como um todo.

. Mudança nos padrões de produção e consumo e no comportamento ético.

. Integrar fornecedores, colaboradores na cadeia de valores da empresa, políticas anti-desperdício de recursos ambientais, uso racional de recursos, projetos de sustentabilidade para dar boa destinação aos resíduos e rejeitos do ciclo de produção ou prestação de serviços.

O Setor financeiro pode contribuir disseminando a cultura sócio-ambiental.

. É preciso garantir a destinação correta de materiais recicláveis. As embalagens (sacolas retornáveis) contribuem para a preservação ambiental (Pão de Açúcar, por exemplo).

. As capacidades locais, priorizar parcerias formais e informais que gerem recursos e a inteligência de mercado local.

. Adaptar os serviços ao mercado base da pirâmide.

. Capacitar os parceiros locais será uma contribuição ativa da economia sustentável local.

. Incentivar novos líderes, novas tecnologias, novas formas de gestão empresarial.

. Mais do que retórica, o caminho do desenvolvimento sustentável deve ser uma convicção na vida do empresário atual.

.A criação de mecanismos que possam inspirar lideranças e apoiar indústrias na construção de processos sustentáveis. Disseminar as boas práticas empresariais, a melhor forma é educar, dar o exemplo.

Perfil de Giselle Ferreira de Araújo - Giselle Ferreira de Araújo é escritora, advogada, professora e consultora em direito ambiental da sustentabilidade. Ela desenvolve projetos acerca dos marcos regulatórios sobre Mudanças Climáticas, Energias Renováveis e Responsabilidade Social. Dentre seus 12 livros lançados, estão títulos como "Responsabilidade Social das empresas", "Manual Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade", "Harmonização das Legislações Laborais na União Européia e no Mercosul" e recentemente escreveu o livro "Estratégias de Sustentabilidade, Aspectos científicos, sociais e legais – Contexto Global e Visão Comparativa".

O livro, disponível ainda apenas em inglês, integra o projeto científico de pesquisa intitulado "Ética, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade" que analisa a 'Sustentabilidade' sob o ponto de vista das mudanças climáticas, de um novo paradigma de eficiência energética e de marcos regulatórios.

Este trabalho foi realizado com a colaboração de professores e pesquisadores científicos da Universidade de Oxford; da London School of Economics e também da Freie Universität de Berlin, locais onde Giselle Araújo é professora visitante.

A consultora também é excelente fonte de informações para entrevistas e matérias relacionadas a Direito Ambiental (Biodiversidade, Mudança Climática, Energias Renováveis, Amazônia, Mecanismos de desertificação); Contratos nacionais e internacionais - Direito Empresarial; Responsabilidade Social Empresarial; Governança corporativa e Mercado de carbono.

Professora visitante da Universidade de Oxford (Reino Unido), da London School of Economics (Reino Unido), da Freie Universität de Berlin (Alemanha) e do Stetson University Program (Estados Unidos), Pós-doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), especialista pelo Human Rights Program da Harvard Law School (Estados Unidos), Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (Brasil), Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (Brasil), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Professora e conferencista nas cadeiras de Direito Internacional e Direito Ambiental. Pesquisadora científica em Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental da Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Energias Renováveis, Responsabilidade Social Corporativa, Políticas Sócio-Ambientais e Políticas Públicas em países em desenvolvimento. Consultora legal em Sustentabilidade e Direito Ambiental para empresas e organismos governamentais.

Iniciou sua carreira jurídica como advogada de multinacional e docente do ensino superior atuando na área do Direito Internacional.

Atuou como a interface entre a corporação e as autoridades. Atuou como palestrante, organizando palestras e workshops internos para esclarecimento, conscientização e treinamento dos stakeholders sobre temas importantes à corporação, inclusive em outros idiomas para acionistas internacionais das empresas Cargill, Baxter e Rhodia S/A.

É fluente nos idiomas inglês, espanhol, francês e italiano. | Site: www.giselleferreiradearaujo.com

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