Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2019 - 07:36

Igus tem aumento 8,5% nas vendas em 2018


Devido a crescimento contínuo dos plásticos para movimentação — "motion plastics". A especialista em “motion plastics” apresentará mais 120 novos produtos plásticos que melhoram o desempenho técnico e reduzem os custos gerais na feira de Hannover, que acontece na Alemanha.

Configuráveis online, em viagem e em um tablet, como uma peça especial de longa durabilidade, confeccionada por impressão 3D ou equipados com inteligência smart — os motion plastics tornam-se cada vez mais componentes de alta tecnologia. Na feira de Hannover deste ano, a igus demonstrará este avanço com 120 novos produtos — desde uma bucha autolubrificante inteligente até a primeira plataforma online do mundo que reúne fornecedores e usuários de robótica de baixo-custo.

Com a tecnologia centralizada em "motion plastics" — plásticos para movimentação, a igus investe em novas áreas da indústria todos os anos: impressão 3D para peças resistentes ao desgaste com uma vida útil calculável online, "smart plastics" 1 produtos inteligentes para a indústria 4.0, esteiras porta cabos com curso de 1.000 metros ou buchas de esferas de polímero livres de lubrificação com um tempo de operação dez vezes maior que as soluções convencionais. O fato dos plásticos de alto desempenho para movimentação continuarem a ter uma grande procura a nível mundial demonstra o sucesso da igus. Em 2018, a igus conseguiu aumentar as suas vendas em 8,5% para 748 milhões de euros. Do volume total de vendas, 53% foram alcançados na Europa, 31% na Ásia e 16% na América e na África. O número de funcionários aumentou para 4.150.

Migrando para novas áreas com uma mentalidade de start-up — A igus está crescendo de forma orgânica e contínua, abrindo novos mercados em áreas como maquinário para palcos e setores solares. Na instalação principal da empresa, em Colônia Porz-Lind, Alemanha, há uma atmosfera otimista de empreendedorismo. "Devido a métodos de trabalho flexíveis e estruturas abertas, podemos implementar rapidamente novas ideias de motion plastics em equipes de sprint", diz Frank Blase, diretor executivo da igus GmbH. "Testamos e refazemos continuamente os nossos produtos, aprimorando-os até que o usuário obtenha exatamente o produto certo que lhe permita avançar." Esta abordagem dinâmica resultou em mais 120 novos produtos, que a igus apresentará na feira de Hannover este ano. Na feira, será evidente que os elementos de máquinas feitos de plástico se tornaram componentes de alta tecnologia há algum tempo. A igus está explorando as oportunidades de digitalização e apresentará as buchas autolubrificantes que podem ser equipadas com inteligência para somar à indústria 4.0.

Com o módulo de comunicação expandida icom.plus, o cliente pode agora decidir de que modo ele gostaria de incorporar os dados adquiridos a partir dos sensores. A partir de uma versão offline para ambientes restritos até a ligação de valores ao servidor da igus para encomenda automática de peças de reposição, o usuário é livre para integrar e ler os seus dados.

Plataforma de robótica e impressão 3D abrem novas possibilidades para os usuários — Os polímeros de alto desempenho da igus também estão expandindo as possibilidades para a automação de baixo custo. O motivo é que as enormes reduções de custos são possíveis se os robôs forem construídos com caixas de câmbio, engrenagens e muitas outras peças feitas de polímero. Robôs de 3.000 euros já são uma realidade. Em conjunto com 16 parceiros industriais, a igus apresentará a plataforma online rbtx.com como uma estreia mundial que reúne fornecedores e usuários em uma plataforma para robótica enxuta. O cliente pode configurar de forma completa e rápida robôs industriais e de serviço. A área de manufatura aditiva também cresceu ainda mais no ano passado. As capacidades de impressão 3D foram triplicadas devido às novas impressoras de sinterização a laser e a empresa desenvolveu a sua própria impressora de alta temperatura para o tribofilamento iglidur J350 resistente ao calor. Para elementos de máquinas frequentemente comprados, como engrenagens e rolamentos, a igus oferece agora configuradores online especiais e soluções impressas com excelente propriedades de desgaste. Exclusivo em todo o mundo: a vida útil desses componentes feitos por impressão 3D pode ser calculada online.

Laboratório de teste como ponto de partida do crescimento — Os dados do laboratório de teste formam a base para esses cálculos. Somente no ano passado, mais de 264 novos componentes plásticos foram desenvolvidos e testados no laboratório de testes. Além disso, mais de 11.300 testes foram realizados na área de buchas autolubrificantes em mais de 50 bancadas de testes diferentes. No laboratório para esteiras e cabos, mais de 4.100 testes foram realizados por ano, envolvendo mais de dez bilhões de ciclos de esteiras porta cabos. Ao mesmo tempo, o laboratório de testes é também um "think tank" que utiliza tribopolímeros para desenvolver soluções especiais para os mais variados setores industriais e aplicações práticas. Um resultado é a bucha autolubrificante iglidur Q2E, que pode suportar com segurança e confiabilidade até 7 toneladas métricas em máquinas de construção e máquinas agrícolas sem qualquer lubrificação. A esteira porta cabos E4Q é adequada para aplicações de cursos longos. Com o seu design fino em forma de seixo, ela pesa muito pouco e é fácil de montar sem ferramentas graças às barras cruzadas QuickLock.

No momento, uma nova instalação de testes está sendo realizada ao ar livre para os testes correspondentes de cursos longos. A dimensão do laboratório de teste aumentará, portanto, para mais de 3.800 metros quadrados. Em muitas outras partes do mundo, há também movimentos no sentido de maior expansão das capacidades com o objetivo de abastecer os clientes sem quaisquer atrasos. Por exemplo, a filial dos EUA foi aumentada em mais 5.000 metros quadrados para cerca de 19.000 metros quadrados para escritórios e produção. Na China, um novo prédio com 22.000 metros quadrados de espaço está sendo construído atualmente e o projeto será concluído em agosto. Além das instalações ampliadas no Brasil, Índia, Polônia e Tailândia, um terreno foi comprado para o novo prédio da filial localizada na Coréia. O prédio, que terá uma área de 9.500 metros quadrados, será concluído no final de 2019.

Frank Blase, porém, tem certeza de uma coisa: o crescimento mundial só é possível se o cliente continuar sendo o foco de todas as atividades da empresa. "A questão que meu pai, o fundador da empresa, colocou ao primeiro cliente em 1964 não perdeu nada de sua relevância até hoje", diz Blase. "Ele perguntou: 'Qual é a sua peça moldada por injeção mais difícil?'. Hoje, fazemos uma pergunta um pouco diferente: 'Como podemos ajudá-lo a reduzir os seus custos e melhorar o desempenho técnico do seu equipamento, fazendo isso de modo fácil, silencioso e sem lubrificação, e oferecendo ao mesmo tempo uma longa vida útil?'. “Com os motion plastics, estamos encontrando continuamente novas respostas", afirma.

A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no setor de sistemas de esteiras porta cabos e buchas autolubrificantes em polímero. A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 35 países e emprega aproximadamente 4.150 colaboradores em todo o mundo. Em 2018 a igus com “motion plastics”, componentes plásticos para aplicações com movimento, conseguiu atingir um volume de vendas de 748 milhões de euros. A igus detém o maior laboratório de testes e as maiores fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, soluções e produtos inovadores adaptados às suas necessidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira