Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2008 - 09:28

Mercado alemão confirma bom momento do Brasil como destino de negócios e eventos


Delegação brasileira tem participação positiva em uma das principais feiras internacionais do setor; País está entre os TOP 10 destinos para eventos internacionais no mundo.

O Brasil encerrou hoje (24) sua participação na IMEX – The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events, em Franfkurt (Alemanha), confirmando que ganha terreno como destino internacional competitivo de negócios e eventos. Essa é a opinião de co-expositores que participaram da feira – uma das principais do segmento de turismo de negócios, eventos e incentivo do mundo –, desde o último dia 22, no estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Para o supervisor de vendas e reservas da TAM na Alemanha, Murilo Cassino, nota-se uma crescente importância do Brasil no mercado: “Percebo que há uma maior procura pelo País pelo trade estrangeiro. O que se vê nas estatísticas, como a presença do Brasil nas primeiras posições do ranking da ICCA [International Congress & Conference Association] é o que se vê aqui no estande”. Ele destacou que as conversas na feira acabam freqüentemente se concretizando em negócios para médio ou longo prazo. "Nesta edição, estamos tratando de temas até 2010.”

É o que também revela Francisco Havas, presidente da Havas Creative Tours (RJ). "Fiz contatos para programas de incentivo e meetings para daqui 12, 18 meses que, consolidados, vão proporcionar um faturamento acima de R$ 200 mil." Ele comenta que a exposição positiva com fatos como a consolidação do Brasil entre os principais destinos para Eventos no mundo tem ajudado a manter o País "na moda", o que colabora na tomada de decisões dos profissionais.

Para a representante do Convention & Visitor Bureau de Recife, Kalliny Gomes, a participação nesta edição da IMEX foi positiva. "Como esta é uma feira internacional, recebemos uma consulta de uma operadora do Reino Unido que já levou um grupo de incentivo ao Rio de Janeiro e agora quer levar cerca de 200 pessoas ao Recife. Vamos promover uma visita de inspeção para garantir este negócio." Ela conta também que há interesse por parte de uma associação da área das ciências humanas para a realização de um congresso na capital pernambucana que pode levar cerca de 2.000 participantes em 2012.

Institucionalmente, a participação da Embratur contou com apresentações para 11 grupos de “compradores convidados” sobre a infra-estrutura para o recebimento de congressos, convenções, realização de encontros e programas de incentivos. Além disso, a equipe atendeu uma média de 40 reuniões individuais por dia. "Como frutos dessas reuniões fizemos contato com quatro importantes associações internacionais que podem levar ao País encontros com públicos entre 500-1000 participantes a partir de 2011", comenta Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, presente à feira.

Pedroso destacou também a importância do mercado alemão e do contínuo trabalho de promoção do País no exterior. “A Alemanha é um centro importante para o segmento de turismo de negócios, eventos e incentivo e os operadores com os quais estamos tendo contato por aqui têm demonstrado interesse em atuar no Brasil. Nossa participação no mercado mundial é ascendente e precisamos manter o ritmo de crescimento. Por isso, é fundamental marcar posição em eventos que reúnem líderes do setor, como este", comentou.

Visitas e eventos paralelos - Entre as visitas recebidas no estande brasileiro ao longo da feira, destacam-se a presença do cônsul-geral do Brasil em Frankfurt, Cezar Amaral, e do deputado federal Otávio Leite, integrante da comissão de Desporto e Turismo da Câmara. Ambos ressaltaram o trabalho de promoção turística internacional realizado pela Embratur. Leite ainda disse que deverá levar a debate na comissão a necessidade de aumentar a oferta de assentos em vôos internacionais para o Brasil em face da falta de aviões no mercado internacional que possibilite o aumento de freqüências neste momento.

Na noite do dia 22, o Rio Convention & Visitors Bureau organizou um coquetel que reuniu profissionais internacionais ao som da cinqüentenária bossa nova brasileira. Foram apresentados vídeos da capital carioca e os últimos detalhes para a realização de eventos e programas de incentivo na cidade, tais como a renovação do Riocentro e os equipamentos legados pelo Pan Rio 2007.

Primeiro país latino-americano na história a conquistar uma posição no Top 10 da ICCA (International Congress and Conference Association), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking da entidade internacional, a maior do setor, com 209 eventos internacionais sediados em diferentes cidades brasileiras em 2007. Detém hoje a liderança na América Latina e o segundo posto em todo o continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2002, ocupava a 21ª posição. | Foto: Co-expositores recebem profissionais estrangeiros no estande do Brasil na IMEX | Crédito: Divulgação/Embratur | www.embratur.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira