Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2019 - 07:19

Somos pais de autistas! E daí?'


Livro com relatos de pais de autistas é lançado na Festa Literária da Portela.

Obra 'Somos pais de autistas! E daí?' revela o cotidiano de crianças portadoras da Síndrome de Asperger e prefácio do renomado neurocirurgião Fernando Gomes Pinto.

A escritora e pedagoga Nancilia Pereira realiza o lançamento de seu 37º livro, "Somos pais de autistas! E daí?", na Festa Literária da Portela (FLIPortela), na Quadra da Portela, nos dias 20 e 21 de abril, a partir das 9h.

O livro, segundo da autora sobre o tema, é organizado em forma de relatos verdadeiros que procuram mostrar no cotidiano de crianças e adolescentes as características da Síndrome de Asperger e como este transtorno afeta seus pais e familiares. O primeiro relato traz uma experiência pessoal: o dia a dia de sua neta, Letícia, que só teve o diagnóstico correto aos 13 anos de idade.

"Depois que lancei o livro ‘Sou Autista! E daí?’, realizei muitas palestras sobre o tema e conheci o drama, sofrimento e desespero de responsáveis por portadores do Transtorno do Espectro Autista”, diz Nancilia. “Essas pessoas buscavam conforto, orientação e alento através do meu conhecimento. Por isso, resolvi escrever este livro com 12 relatos verdadeiros e incluir muitas informações sobre o TEA: mundo exclusivo, importância do diagnóstico precoce, terapias, mediação escolar e legislação”, diz a autora, que completa a obra com um capítulo de poesias, “Poemas Azuis”, que fez para sua neta, sua maior inspiração para este lançamento.

O prefácio do livro é assinado pelo renomado neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, que prontamente aceitou o convite de Nancilia, após um encontro que tiveram durante a divulgação do registro “Sou Autista! E daí?”, em 2018.

As ilustrações da obra foram feitas pela paulista Virginia Caldas, que elaborou artes personalizadas para a criança ou adolescente de cada relato, mostrando nos desenhos seus indícios do TEA.

O livro é todo em papel couché de 140g, capa colorida com verniz localizado e, 140 páginas.

Eventos – Abril: Divulgação do livro “Somos Pais de Autistas! E daí?” | Dia 20 - FLIPortela - Festa Literária da Portela - de 9h às 20h - Quadra da Portela – Madureira/RJ | Dia 21- FLIPortela - Festa Literária da Portela - de 9h às 15h - Quadra da Portela – Madureira/RJ | Dia 26 - Academia Voz e Vida - de 11h às 14h - Rua Maria Tereza, 260/sala 223 - Bl Premium - Campo Grande/RJ.

Dia 27- Supera Valqueire, às 10h - Rua Luiz Beltrão, 278 - Loja A - Vila Valqueire/RJ:16h- Palestra sobre Autismo - local a ser definido. Campo Grande/RJ

Maio: Dia 8 - Team Nogueira de Campo Grande, às 18h.

Perfil — Nancilia Pereira é escritora, pedagoga, professora e poeta. Nasceu em 1948, no Rio da Prata, em Campo Grande/RJ. Cursou o 2° Grau no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Santa Cruz/RJ e, em 1972, se formou como professora através do Colégio Campo Grande. Em 1990, concluiu o Curso de Pedagogia na Fundação Educacional Unificada Campograndense/FEUC. Realizou diversos cursos de qualificação na área de educação, principalmente relacionados à Educação Infantil. Exerceu 25 anos de magistério na Escola Municipal Castro Alves, em Campo Grande/RJ.

Desde pequena já demonstrava interesse em publicar um livro, pois era incentivada por sua mãe, Abinéa Pereira da Silva, e pelo professor Alcir de Melo Pimenta. Começou a escrever seus primeiros versos com apenas nove anos de idade. Depois, casou, teve filhos e, quando eles se tornaram adolescentes, por ficar sozinha por muito tempo, decidiu dar uma guinada em sua vida e entrou para a faculdade de Pedagogia, quando publicou o primeiro livro de poemas, "Liberdade de Sentimentos. Foi a primeira mulher do Rio a fazer o curso de Pilotos de Corridas Campeão, no Autódromo de Jacarepaguá. Possui 37 obras publicadas: duas sobre autismo, sete de poesias e pensamentos, 18 de literatura infantil, 10 biográficas e uma história em quadrinhos. Gosta de estreitar a relação autor/leitor através de palestras, debates, conferências e seminários que realiza em escolas, bibliotecas, faculdades e espaços culturais onde seus trabalhos são adotados ou quando convidada. É Membro de diversas Academias e Instituições Culturais e/ou Sociais do País, como: Academia Interamericana de Jurisprudência e Literatura de Anápolis/Goiás; Cônsul do Movimento Poetas Del Mundo; Academia Cachoeirense de Letras/ES. Coordenou o 1º e o 2º Fórum Cultural da Zona Oeste/RJ, em 1991 e 1992. Participou de vários Congressos de Cultura e Educação como Fórum Cultural Mundial - 2006; Seminários Planos Nacionais de Livro e Leitura do MERCOSUL; Bienais do livro, no Rio e em São Paulo, e da FLIP, em Paraty, em 2016.

É autora do Projeto de Descentralização da Cultura através de Coordenadorias Regionais, implantado em 2001, no Município do Rio de Janeiro, pelo Prefeito Cesar Maia, e do Projeto “Passeando com Zé Leitura", criado junto com a escritora Maria Mazza, desenvolvido em vários estados do Brasil (Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza, Bahia e Natal).

Por seus relevantes trabalhos na literatura e em prol da cultura recebeu diversas honrarias: em 1995, foi contemplada com a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por indicação do Deputado Almir Rangel; em 2004 foi honrada com o Título de Cidadã Campograndense e o Prêmio Internacional Lions de Cultura; em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008 recebeu Moções de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; em junho de 2008 recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por indicação do Vereador Romualdo Boaventura; em 2013 recebeu, por indicação do Vereador Eliseu Kessler, Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 2014 ganhou o Troféu Personalidade, na categoria Literatura, concedido pelo Jornal Oeste em Foco e a Medalha Comemorativa dos 50 Anos do Rotary Club Campo Grande, por indicação de seu Presidente Sylvio Cerqueira.

Em 2015 recebeu Menção pelo Dia Internacional da Mulher, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por indicação do Vereador Cesar Maia; Troféu Cecília Meireles de Itabira/MG, Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários do Regimento de Polícia Montada/RPMont da PMERJ e Troféu Destaque Empresarial, concedido pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

No ano de 2016 saiu na AMU Brasil, Agenda das Mulheres Brasileiras, e recebeu Medalha com título de Comendadora Escritora Nancilia, concedido pela Brasillider/SP. Hoje, com 69 anos de idade, ainda tem sonhos de menina e disposição de jovem para continuar realizando esses sonhos. Segue como palestrante nas escolas, bibliotecas e espaços públicos ou privados falando sobre seus livros, principalmente os infantis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira