Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2008 - 09:55

Merenda escolar de Macaé vence concurso promovido pela ABERC em SP


O projeto “Alimentação Saudável, Educação Responsável”, implantado pela prefeitura de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a empresa de refeições coletivas Coan, foi o grande vencedor do Concurso de Pôsteres, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc). O trabalho vencedor foi implantado no município e tem como objetivo principal promover hábitos alimentares saudáveis entre os alunos da escola pública de Macaé, cidade de 170 mil habitantes, localizada no Norte Fluminense.

Promovido paralelamente ao IV Fórum Nacional de Merenda Escolar, realizado em São Paulo na semana passada, o Concurso de Pôsteres tem como proposta básica destacar e premiar os melhores trabalhos relativos à nutrição escolar e que estejam sendo implementado em alguma escola. O intuito da premiação é estimular os profissionais da área a desenvolverem trabalhos originais e práticos que resultem em melhoria da gestão da merenda escolar.

O projeto de Macaé, que foi o vencedor e grande destaque do IV Fórum da Aberc, englobou inicialmente 30 das 118 escolas públicas da cidade, que envolve a alimentação diária de aproximadamente 40.000 crianças e jovens, incluindo creches, escolas infantis, ensino fundamental e médio. O projeto lançou mão de diversos recursos didáticos: palestras, oficinas, gincanas e boletins informativos para salientar a importância de uma alimentação equilibrada e mais saudável. “E o nosso propósito foi plenamente alcançado, pois conseguimos sensibilizar a direção da rede pública de ensino, as merendeiras, professores e inclusive os pais na conscientização para a necessidade de uma alimentação mais saudável para os alunos”, afirma Geórgia Ribeiro Allen, nutricionista que foi uma das quatro encarregadas do projeto.

De início, segundo ela, o projeto foi apresentado aos diretores da rede pública com o propósito de sensibilizar e mobilizar para a parceria com a empresa de refeições coletivas. No segundo passo, as unidades receberam a visita da equipe de Educação Nutricional para detalhar a proposta. Ao final, a conclusão foi a de que a educação nutricional não deve ser uma prática imediatista e requer a manutenção de um programa para a efetiva mudança dos hábitos alimentares que garantam uma formação mais saudável dos jovens. Uma das constatações decorrentes do projeto é um aumento no interesse dos pais pela alimentação dos seus filhos e com o que é ofertado nas escolas.

Foto: Antonio Guimarães, diretor superintendente da Aberc e o grupo de nutricionistas de Macaé (RJ), responsável pelo trabalho premiado no Concurso de Pôsteres do IV Fórum Nacional de Merenda Escolar, promovido pela entidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira