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25/04/2008 - 10:10

Programa inédito no Brasil ajuda consumidor a escolher opções mais saudáveis nas gôndolas


Unilever, Batavo, Perdigão e Nutrimental já fazem parte do programa no País

Em uma iniciativa pioneira no País, a Choices International Foundation lança o programa Minha Escolha, que ajudará o consumidor a fazer boas escolhas na hora de comprar os alimentos. Para isso, o programa utiliza um selo, intitulado Minha Escolha, que será estampado em embalagens de produtos alimentícios, seguindo critérios definidos por um comitê científico internacional.

Segundo pesquisa da multinacional IPSOS, realizada com 1.200 pessoas, apenas 1/3 dos brasileiros dizem ter algum conhecimento sobre saúde e nutrição e 49% dos entrevistados dizem ter dificuldade em identificar os alimentos mais saudáveis na hora da compra.

Para que um produto receba o selo, ele precisa estar de acordo com os critérios definidos pelo programa em relação às quantidades de quatro nutrientes-chave: sal, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são causadores de doenças crônicas, quando consumidos em excesso. Se um dos nutrientes estiver com níveis superiores aos estabelecidos, o produto precisará se adequar para receber o selo.

Hoje, o selo Minha Escolha está estampado em mais de 2 mil produtos de mais de 90 empresas, em mais de 50 países como França, Holanda e Estados Unidos. No Brasil, empresas de alimentos do varejo, indústria ou food service podem se inscrever para receber o selo. Já fazem parte do programa a Unilever, a Perdigão, a Batavo e a Nutrimental.

A Choices International Foundation - Com um comitê formado por renomados cientistas das áreas de saúde e nutrição de diversos países, a Choices International Foundation é sediada em Bruxelas, na Bélgica. Criada em 2006 por três empresas multinacionais na Holanda – Campina, Friesland Foods e Unilever, hoje possui mais de 90 empresas participantes do programa em todo o mundo. “A Choices International Foundation foi uma iniciativa de companhias preocupadas em facilitar a escolha de alimentos e bebidas mais saudáveis como parte de uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável”, diz membro do conselho da Fundação, Cristophe Meugnier.

Pesquisa identifica que brasileiro se confunde na escolha de alimentos saudáveis

Pesquisa desenvolvida pela multinacional francesa Ipsos aponta que, apesar da saúde ser considerada o assunto mais importante para o brasileiro hoje e da má alimentação ter sido apontada como a terceira maior causa de preocupação relacionada à saúde da população, o consumidor ainda tem dificuldades para incluir produtos industrializados em sua dieta e identificar quais são os mais saudáveis.

O levantamento, nacional, ouviu 1.204 pessoas por meio de questionário estruturado em entrevistas pessoais, realizadas entre 22 de dezembro de 2007 e 4 de janeiro de 2008. A margem de erro é de 2,9%.

A saúde é considerada a principal preocupação por 53% dos brasileiros, enquanto segurança, segundo item mais citado, ficou com 20% das indicações. Dentro do tema saúde, o quesito má alimentação da população brasileira foi o terceiro mais apontado, indicado por 72% dos entrevistados (questão de múltipla escolha).

A pesquisa mostra que 43% dos brasileiros avalia sua saúde como boa, 20% como muito boa e 11% como excelente. Questionados sobre se consideram ter um estilo de vida saudável, são ainda mais confiantes: 80% respondem positivamente. No entanto, segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados dizem já terem sido diagnosticados com hipertensão alguma vez na vida, 10% com colesterol alto, 8% com obesidade, 6% com anemia e também 6% com diabetes.

Discurso x Prática - Quando questionados sobre seus hábitos alimentares, os entrevistados revelaram cuidado. Do total, 67% concordam com a frase “hoje me preocupo muito mais com a minha alimentação do que no passado” e 66% com a afirmativa “procuro ter uma boa alimentação para me manter saudável e prevenir doenças”.

Do ponto de vista dos entrevistados, esta preocupação é colocada em prática. A maioria, 71%, avalia que se alimenta de forma saudável no almoço, 66% no jantar e 57% no café da manhã. Nos feriados e ocasiões especiais, este índice cai para 47%.

Sobre questões práticas no momento da escolha dos alimentos, o estudo revela uma contradição. A compra é orientada pelo sabor (61%), marca (54%) e preço (54%). A busca por alimentos saudáveis é indicada por apenas 35% dos entrevistados.

A questão do sabor também prevalece quando se pergunta quais os alimentos que não são consumidos de jeito nenhum, sendo o jiló o mais citado (20%), seguido pela carne de porco (10%) e o quiabo (6%). “Esta pesquisa revela que o brasileiro sente-se confuso na hora de escolher os itens mais saudáveis na hora da compra. No entanto, ele sabe o que deve ingerir e acredita que sua alimentação e sua saúde sejam melhores do que realmente são. Ele tem o discurso correto, mas não o realiza na prática”, diz Paulo Cidade, do Instituto Ipsos.

Busca por informação - Entre os que participaram da pesquisa, 41% afirmaram procurar informações sobre alimentação saudável. A maioria (51%) aponta a televisão como fonte de informações sobre alimentação, mas ainda é o médico quem oferece maior confiança, sendo citado como o mais importante por 51%. No momento da compra, porém, a escolha do produto saudável é mais influenciada pela embalagem (17%), folhetos (9%) e jornais da loja (8%).

A demanda por mais informações que orientem a compra é grande. A pesquisa aponta que 75% dos brasileiros gostariam que a indústria tivesse um mecanismo que ajudasse a escolha de produtos saudáveis no momento da compra, enquanto 59% não entendem direito as informações da tabela nutricional e 49% têm dificuldades em identificar os alimentos mais saudáveis. Para 48%, hoje em dia há muitas informações sobre alimentação saudável, mas é difícil aplicá-las ao dia-a-dia.

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