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27/04/2019 - 07:26

Santos Brasil capta R$ 300 milhões em debêntures para realizar investimentos no Tecon Santos

Operação atraiu demanda 2,8 vezes maior que a pretendida e fechou com taxas de remuneração abaixo das máximas previstas.

S A Santos Brasil, referência em operação portuária e logística, atraiu uma demanda de 2,8 vezes a captação-alvo pretendida, o equivalente a R$ 830 milhões, para sua emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. Apesar da elevada demanda, a companhia limitou a captação ao valor de R$ 300 milhões, originalmente pretendido. As taxas de remuneração ficaram bem abaixo das máximas previstas. Os papéis da primeira série, com vencimento em cinco anos, fecharam em CDI mais 0,7% (a taxa máxima era 1,35%) e os papéis da segunda série, com vencimento em sete anos, em CDI mais 1% (a taxa máxima era 1,65%). De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o sucesso da operação demonstra a confiança do mercado na empresa, na disciplina financeira do managemen t e na geração de valor da companhia.

Os recursos obtidos com a operação serão destinados aos investimentos da primeira fase de ampliação e modernização do Tecon Santos (maior terminal de contêineres da América do Sul), que começou em 2018 com a aquisição de equipamentos e terá continuidade neste ano com obras para a extensão do cais do terminal em 220 metros, desenvolvimento de sistemas de TI e outros serviços de cais. Ao final dessa etapa de investimentos, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos).

O projeto completo de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU.

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