Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2008 - 11:21

Trade Contabilidade ajuda empreendedores a abrirem seu próprio negócio

Tomada a decisão de ser empresário, o profissional deve se preparar quanto aos trâmites que envolvem a abertura de firma;

Ter a própria empresa é o sonho de muitos. Contudo, antes de se aventurarem, os profissionais devem se informar quanto às questões jurídicas, fiscais, contábeis, burocráticas e de mercado que fazem parte de todo o processo legal para abrir uma empresa no País.

Para ajudar os futuros empresários, Simone Domingues, contadora e sócia-diretora da Trade Contabilidade, dá algumas dicas para quem deseja abrir uma empresa e não correr o risco de cair na informalidade. Segundo ela, o primeiro passo é definir qual o melhor tipo de empresa e qual o regime de pagamentos de impostos mais adequado para o tipo de atividade que pretende exercer. O segundo passo é ir até a Junta Comercial do Estado para registrar o contrato e, posteriormente, ir à Receita Federal para obter o CNPJ, obrigatório para toda e qualquer empresa.

A contadora explica que o processo de abertura demora cerca de 180 dias e as despesas variam de acordo com o tamanho do empreendimento, o número de funcionários, a área de atuação, entre outros. Além disso, dependendo do segmento de mercado, ainda será necessária uma licença de funcionamento da Vigilância Sanitária e da Cetesb.

Simone ressalta que deve haver um pré-planejamento financeiro para os diversos custos administrativos, como por exemplo, IPTU, condomínio, linhas telefônicas, encargos trabalhistas, serviços contábeis, entre outros. “Os aspectos financeiros, administrativos e contábeis são os principais fatores que tem impulsionado o número de fechamento de pequenas empresas nos últimos anos”, revela.

Além destes, ainda há os impostos. Criado em 2007 pelo governo, o Super Simples (Lei Complementar nº 123/2006) diminui os encargos e facilita o processo de abertura, ajudando os autônomos a constituírem sua vida jurídica de forma regular.

Contudo, Simone explica que um escritório de contabilidade pode facilitar a vida do profissional. “Além de prestar assessoria contábil, fiscal e jurídica de todas as etapas necessárias, ele faz todo o processo de abertura de empresa, inclusive regulamentação nos órgãos competentes, entrega de declarações como IRPJ, pagamento de impostos, entre outros, bastando para isto apenas o envio dos documentos solicitados”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira