Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2008 - 11:31

Dedini doa equipamentos para ETE Tupi

Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada neste sábado.

Piracicaba – A Dedini S/A Indústrias de Base e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba firmaram, em 2006, convênio para implantação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Distrito de Tupi.O convênio estabeleceu que a Dedini doaria os principais equipamentos para o processo, ficando o Semae responsável pela execução das obras, complementações necessárias e operação da estação.

O projeto contempla a instalação do reator integrado (anaeróbio + aeróbio) denominado UBOX, a mais recente inovação tecnológica patenteada pela empresa holandesa PAQUES B.V., parceira da Dedini desde 1986. O processo além de economizar energia elétrica, gerar pouco lodo biológico excedente e ocupar uma área bastante reduzida, traz como principal vantagem a não exalação de maus odores que causam desconforto aos moradores das redondezas.

A ETE, já em operação, trata os esgotos domésticos de Tupi/Jardim Bartira e está dimensionada para atender população de 5.000 habitantes.

Especificações da ETE de Tupi.: Processo integrado com sistema anaeróbio e aeróbio (Reator “UBOX”) | Vazão de 42 m³/h (11,66 L/seg) 5.000 habitantes | Eficiência de remoção da carga orgânica de 90% (DBO) | Área ocupada = 650 m².

Dedini.: A Dedini atua no mercado fornecendo plantas biológicas para o tratamento de efluentes desde o ano de 1984. Inicialmente o foco era o tratamento anaeróbio da vinhaça (subproduto gerado nas destilarias de etanol). A partir de 1986 passa a atuar no tratamento de outros efluentes orgânicos industriais, além da vinhaça. A empresa tem contrato (com exclusividade para o Brasil e toda a América Latina) de licença de tecnologia com a empresa holandesa Paques BV desde o ano de 1986, para projeto, comercialização, fabricação, montagem e operação de plantas completas para tratamento de efluentes industriais e domésticos.

A Paques BV é mundialmente reconhecida pelo desenvolvimento de tecnologias/produtos específicos para processos biológicos de tratamento de efluentes, com ênfase para os reatores anaeróbios. Pertencem a essa empresa as mais recentes e bem sucedidas patentes desse tipo de equipamento.

A Paques e seus (23) licenciados espalhados pelos cinco continentes são responsáveis pela instalação de 660 reatores anaeróbios (UASB, IC e UBOX) em todo mundo, tratando efluentes dos mais variados ramos de atividade (bebidas, alimentos, papel/celulose, destilarias e químicas). Desse total a Dedini instalou 140 reatores (21% do número de plantas vendidas por todos os licenciados da Paques), sendo 116 no Brasil e 24 nas Américas (Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, México, Guatemala e República Dominicana).

O grande potencial de mercado para novas tecnologias no Brasil está concentrado no tratamento de esgotos domésticos. Neste segmento, a Paques em conjunto com a Dedini desenvolveu um reator misto anaeróbio e aeróbio em um único tanque e patenteou com o nome de UBOX, específico para tratar esgotos domésticos. Além do menor custo de implantação, do reduzido consumo de energia elétrica, da pequena geração de lodos excedentes e da reduzida área ocupada (cerca de 1000 m² para tratar o esgoto de uma população de 25.000 habitantes), o processo elimina o principal problema encontrado em todas as plantas anaeróbias hoje instaladas, que é a exalação de maus odores.

Com três unidades já em operação, a meta da Dedini é terminar 2008 com 10 reatores UBOX instalados, tratando esgoto de cidades pequenas e médias em todo Brasil.

Histórico.: A Dedini S/A Indústrias de Base fornece plantas e unidades completas, peças, componentes, equipamentos e serviços para diversos segmentos de mercado. Com sede em Piracicaba (SP) e unidades em Sertãozinho (SP), Maceió (AL) e Recife (PE), o grupo foi fundado há 87 anos e é líder mundial no fornecimento de equipamentos e plantas completas para o setor sucroalcooleiro. Atualmente, as destilarias projetadas e montadas pela Dedini são responsáveis por 80% da produção nacional de álcool e cerca de 25% da produção mundial. A equipe de profissionais da empresa está capacitada a oferecer serviços variados, como estudos de viabilidade, avaliações iniciais de processo, projetos de engenharia, fabricação de equipamentos, supervisão de montagens, montagem e instalação de indústrias em diversas áreas: açúcar e etanol; alimentos, sucos e bebidas; biodiesel; celulose e papel; cervejarias; cimento; energia e cogeração; fertilizantes; hidroelétricas; mineração e metalurgia; petróleo, gás e petroquímica; química; siderurgia e tratamento de efluentes. A Dedini emprega hoje cerca de cinco mil funcionários. [[A inauguração da ETE de Tupi, será 26 de abril (sábado).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira