Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2019 - 07:24

Transporte aéreo de carga segue com demanda baixa, diz IATA

Genebra — A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA— International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), aumentou 0,1% em março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Embora isso represente uma melhora significativa considerando a queda de 4,9% em fevereiro de 2019, a demanda com ajuste sazonal ainda está 1,5% menor que no ano passado.

A capacidade de transporte de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 3,1% em março de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento da capacidade superou o aumento da demanda em 11 dos últimos 12 meses.

A demanda por carga aérea continua enfrentando grandes obstáculos, como: . Os volumes do comércio global caíram 1% no ano passado;

. Enfraquecimento da atividade econômica global e da confiança do consumidor;

O PMI— Purchasing Managers Index, ou índice de atividade global de pedidos de fabricação e exportação, indica queda nos pedidos de exportação global desde setembro de 2018.

Contudo, o setor se mantém relativamente otimista, com apenas 13% dos entrevistados da Pesquisa de Confiança nos Negócios da IATA apostando em redução nos volumes de carga em 2019 em comparação a 2018.

"A demanda de transporte aéreo de carga voltou a crescer em março de 2019, com a taxa de 0,1%. Após quatro meses consecutivos de queda, este é um progresso encorajador. Mas a situação de enfraquecimento do comércio global, as crescentes tensões comerciais e a queda nos números de pedidos ainda assombram o setor", disse Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

Desempenho por região — Todas as regiões relataram aumento da demanda em março de 2019 em relação a março de 2018, com exceção da região Ásia-Pacífico, que apresentou redução.

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram redução de 3,4% na demanda por frete aéreo em março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Ainda assim, essa foi uma melhora significativa em relação à queda de 12,0% relatada em fevereiro de 2019. O enfraquecimento das condições para os exportadores da região, as tensões comerciais e a desaceleração da economia chinesa causaram um impacto no mercado. A capacidade diminuiu 1,0%.

As companhias aéreas da América do Norte apresentaram aumento de 0,4% em março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A redução na demanda relatada recentemente se deve em parte à desaceleração da atividade econômica interna dos Estados Unidos no final de 2018 e à queda nos volumes do comércio global. Apesar disso, os pedidos de exportação estão subindo, o que pode promover aumento do transporte aéreo de carga. A capacidade aumentou 2,6% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 3,6% na demanda em março de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando as condições de manufatura menos atraentes para os exportadores da Alemanha e a incerteza sobre o Brexit, o desempenho em março representa um resultado positivo. A capacidade aumentou 6,4% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento de 1,3% nos volumes de transporte de carga em março de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 3,8%. A tendência de queda na demanda por carga aérea internacional com ajuste sazonal se tornou evidente com o enfraquecimento do comércio entre essa região e as regiões da América do Norte e Asia-Pacífico, contribuindo para uma leve desaceleração.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 3,6% na demanda de março de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 16,9%. Com a recessão enfraquecida, a economia brasileira está promovendo aumento na demanda no transporte aéreo de carga. Porém, incertezas econômicas e políticas em várias partes da região continuam apresentando desafios para o setor.

As companhias aéreas da África apresentaram o maior crescimento entre as regiões em março de 2019, com aumento na demanda de 6,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Os volumes de carga com ajuste sazonal são menores que o pico atingido em meados de 2017; mas mesmo assim, ainda estão cerca de 30% maiores do que a queda mais recente no final de 2015. A capacidade aumentou 15,2% no mesmo período. | www.iata.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira