Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2008 - 13:37

“Passarela”


Museu do Açude inaugura oitava instalação permanenteEduardo Coimbra fará a obra , suspensa na Mata Atlântica.

No próximo dia 4 de maio (domingo), o Museu do Açude inaugura mais uma instalação permanente em seu espaço a céu aberto, em meio à Mata Atlântica. Será a obra “Passarela”, de Eduardo Coimbra, feita especialmente para o local. O projeto foi selecionado pelo Edital Arte e Patrimônio, do IPHAN, e tem patrocínio da Petrobras. A instalação será inaugurada durante o Brunch Cultural do Museu do Açude, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, e que terá, nesta edição, a cantora Teresa Cristina como convidada.

“Passarela” irá integrar o acervo de instalações permanentes do Museu do Açude, que já conta com as obras: “Penetrável Magic Square n°5”, de Hélio Oiticica; “New House”, de Lygia Pape; “Dora Maar na Piscina”, de Iole de Freitas; “Calado”, de Nuno Ramos; “Sem Título”, de José Resende; “Aqui Estão”, de Anna Maria Maiolino; “Sem Título”, de Fernanda Gomes; e “Garota de Ipanema”, do polonês Piotr Uklanski.

A instalação de Eduardo Coimbra será uma passarela feita de madeira e aço, que partirá de uma trilha na mata e criará um percurso aéreo, de aproximadamente 30m, sobre uma região da floresta. O apoio da estrutura se dará unicamente nos troncos das árvores mais altas que tenham capacidade de sustentação. A instalação ficará em uma encosta coberta de vegetação, com declive acentuado no terreno. O local escolhido possibilitará a visão da peça a partir de vários ângulos – desde um ponto situado muito abaixo do local da instalação até uma vista superior, a partir de um ponto mais alto da encosta.

“A passarela irá resultará num elemento híbrido, pois apresenta um caráter escultórico, devido a sua forma de acentuada presença no meio da mata, e também características de um projeto de ambientação, pois irá proporcionar aos visitantes uma vivência única do espaço aéreo de floresta”, explica o artista.

O contato entre a estrutura da obra e o caule das árvores obedecerá a critérios ambientalmente responsáveis, que não trarão danos físicos à natureza. Também serão adotados procedimentos construtivos adequados, a fim de não prejudicar o desenvolvimento das espécies.

A obra segue a linha de pesquisa que Eduardo Coimbra vem desenvolvendo nos últimos dez anos, com a realização de trabalhos que exploram de diversas maneiras as questões da paisagem e a criação de estruturas arquitetônicas que possibilitam experimentações diferenciadas do espaço real.

“O trabalho de Eduardo Coimbra nos instiga a relacionar a paisagem do Rio de Janeiro do século XIX, tão bem representada nos registros visuais dos viajantes europeus presentes no acervo Castro Maya, com a da cidade do agora, com suas belezas naturais notáveis e o risco de vê-las desaparecidas”, afirma a diretora dos Museus Castro Maya, Vera de Alencar.

Com curadoria de Marcio Doctors, o Espaço de Instalações Permanentes do Museu do Açude propõe um desafio aos artistas plásticos: o de estabelecer um diálogo com a natureza, entendida aí também como acervo ambiental.

“A criação de um circuito expositivo no bosque busca montar uma rede de sentidos e revelar aos olhos mais que o impacto plástico da imagem luxuriante da Mata Atlântica; investe na multiplicidade de relações que ela pode gerar, construindo um vocabulário capaz de, para além do olhar, articular uma outra sintaxe de arte na floresta. Ao imprimir substância artística ao território da paisagem, retempera sua fisionomia natural, criando um sentimento de afeição de patrimônio distinto daquele promovido pela paisagem naturalizada. Estimula, de certo modo, uma visada interessante sobre a sinergia da cidade em sua dupla manifestação de paisagem cultural e de paisagem natural”, diz Paulo Sá, coordenador do Espaço de Instalações Permanentes do Museu do Açude.

A inauguração da instalação permanente “Passarela”, de Eduardo Coimbra, com abertura dia 4 de maio de 2008 (domingo), a partir das 12h. Entrada franca.

Brunch Cultural do Museu do Açude, dia 04 de maio de 2008 (domingo), de 12h às 16h. Show às 14h30.Patrocínio: Oi | Apoio: Oi Futuro | Bufê Casa dos Sabores. Reservas: (21) 2274.3595 / (21) 2259.8150. Preço: R$ 38 (não inclui bebida nem serviço). Crianças até 7 anos não pagam; e entre 8 e 12 anos pagam 50%. | Formas de pagamento: dinheiro e cheque. | Capacidade: 300 pessoas.

O Museu do Açude fica na Estrada do Açude 764 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 2492.2119 ou (21) 2492.5219. Estacionamento no local. | Site: www.museuscastromaya.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira