Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2019 - 09:06

Segurança na utilização de equipamentos de corte a plasma

Ao contratar funcionários para realizarem o serviço de corte de plasma na sua empresa é preciso estar atento às medidas de segurança a serem tomadas, além dos equipamentos que a empresa deve disponibilizar para que não ocorram acidentes. Veja como deve funcionar a segurança na utilização de equipamentos de corte a plasma.

Equipamentos

Às tarefas realizadas com máquina corte plasma apresentam riscos para quem está utilizando o aparelho, por conta da radiação ultravioleta que é extremamente prejudicial para os olhos e para a pele.

Para que a saúde do funcionário não seja ameaçada é imprescindível que a empresa que realizou a contratação disponibilize todos os equipamentos de segurança necessários.

Os protetores de segurança indicados para protegê-lo dos resíduos, das faíscas geradas pelo corte e também pela alta temperatura da mesa para corte a plasma o operador deve utilizar máscara de proteção, luvas de raspas, avental de raspa, bota com solado isolante, perneiras e mangote.

Os cortes realizados acima de 100A requerem o uso de protetores auriculares por conta dos ruídos gerados acima de 90dB.

Porque você deve se proteger

Os raios ultravioletas que são emitidos pelo equipamentos são extremamente prejudiciais para a visão do operador, podendo provocar queimaduras nas córneas. Uma outra razão a qual você deve se atentar é para o uso de máscaras para se proteger dos respingos que saem a partir do uso do cortador de plasma em produtos de metal.

Os resíduos não são os únicos componentes liberados a partir do corte com bocal plasma em metais, além disso você tem a liberação de vapores que funcionam como veneno de contaminação no corpo humano. Além da máscara, é importante se certificar de que o local está bem ventilado.

Os resíduos que respinga a partir da máquina de corte a plasma nas superfícies de metais, plásticos e afins podem ocasionar um incêndio, portanto é imprescindível que o local de trabalho tenha extintores de incêndio de CO2.

Esse é o único modelo recomendado, porque os de água e espuma não podem entrar em contato com a eletricidade das instalações do local.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira