Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2019 - 09:41

Técnicas de assessoria de imprensa - Conheça estratégias de gerenciamento de crise

Por maior que possa ser uma empresa ela não está imune a crises e situações que podem acabar manchando, em questão de horas, a imagem construída ao longo de anos, por isso, a atuação da assessoria de imprensa em momentos de crise é tão importante para o gerenciamento de crise empresarial.

Casos Recentes

A Odebrecht, empresa que esteve envolvida em diversos casos de corrupção pelo país, e que admitiu ter pago mais de 3 bilhões de dólares em propinas na América Latina e Angola, é um dos casos recentes de como mesmo uma grande empresa precisa saber como administrar crises, ainda que seja com uma agência de assessoria de imprensa.

A investigação culminou na prisão de cerca de 70 executivos e do presidente da empresa, Marcelo Odebrecht. Além disso, mais de 100 mil funcionários perderam seus empregos ao longo de dois anos de crise.

Para mudar este cenário conturbado no que tange à imagem da empresa, foi preciso fazer um reposicionamento da Odebrecht e elaborar um grande plano de comunicação para resgatar os valores e importância da empresa perante a sociedade. A diretoria da empresa afirma que o plano estratégico de comunicação, pretende recuperar o efeito negativo contra imagem da empresa antes de 4 anos.

No planejamento estratégico de comunicação, foram produzidos e disseminados vídeos institucionais, produção de conteúdo ou branded content, mudança de alguns logotipos.

Desde 2015 a empresa Vale também sente os efeitos de uma reputação abalada em decorrência dos crimes ambientais de Mariana e mais recentemente Brumadinho.

Apesar da empresa alegar que já desembolsou R$ 4 bilhões para “ressarcir” as vítimas de Mariana, fica claro que a ação não foi suficiente para restabelecer a imagem da mesma diante da opinião pública e do mercado. Após a tragédia de Brumadinho, que deixou 233 mortos e 37 desaparecidos, a Vale perdeu cerca de R$ 51 bilhões em valor de mercado segundo a Economatica.

Assessoria de Imprensa no Gerenciamento de Crises

Em um ambiente extremamente interconectado os valores de uma empresa precisam estar necessariamente alinhados com a forma com que ela se porta perante a sociedade, mas mesmo em situações pontuais que fogem do controle de uma empresa, é imprescindível que ela saiba se posicionar e estancar os efeitos negativos de qualquer intercorrência.

No calor das emoções, ter uma visão clara do que acontece dentro de uma organização, nem sempre é possível e é neste momento que a assessoria de imprensa digital e assessoria de imagem entram em ação.

O assessor de imprensa, age com rapidez, alinhando estratégias dentro da organização e assumindo responsabilidades nos momentos mais difíceis. O profissional precisa ser empático, claro e transparente para definir o papeis de cada na crise empresarial para impedir impactos não só de imagem, mas também financeiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira