Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2019 - 08:00

Enel Compartilha Empreendedorismo é o vencedor do Prêmio ODS Pacto Global

Projeto conquistou o 1º lugar na categoria Prosperidade.

Niterói (RJ) — A Enel Brasil, por meio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, foi reconhecida no dia 16 de maio (quintaa-feira) no Prêmio ODS Pacto Global, iniciativa que reconhece as melhores práticas do país inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa foi o vencedor na categoria Prosperidade do prêmio, na avaliação entre as Empresas, realizado em São Paulo.

“Esse prêmio é muito representativo para Enel, pois é a consequência de um trabalho de longo prazo que se iniciou há alguns anos. Um grande trabalho de toda a nossa equipe, com forte engajamento das linhas de negócio. Baseado no ODS 8, um dos objetivos com o qual a Enel tem metas globais estabelecidas com a ONU, esse programa busca promover uma verdadeira transformação na vida dessas pessoas e de suas comunidades. Trabalhamos com o propósito de criar valor e com o programa alcançamos esse objetivo com resultados claros e tangíveis”, comenta Marcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil.

O projeto apresentado pela companhia apresenta a metodologia de Criação de Valor Compartilhado e engloba uma série de ações voltadas ao empoderamento local das comunidades nas quais atua, focando, principalmente, no ODS #8, que trata do “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”.

A iniciativa busca engajar e dar suporte às comunidades inseridas nas áreas de concessão em que a empresa atua no Brasil, criando valor e promovendo a consciência empreendedora e maximizando os impactos positivos nessas localidades. Por meio de tecnologias sociais que possibilitam a prosperidade socioeconômica da população, as iniciativas do Enel Compartilha Empreendedorismo contemplam, entre outros temas, a formação de redes e associações produtivas comunitárias; abordam temas ligados ao meio ambiente, destacando ações de reuso, reciclagem e descarte de resíduos; e promovem a economia circular, contribuindo para a inclusão social, o empoderamento feminino e a geração de renda às comunidades.

Somente entre 2015 e 2018, foram beneficiadas diretamente mais de 6.500 pessoas e a renda gerada pelos grupos produtivos que participam do programa totalizou R$ 2,7 milhões. Como resultados já verificados também estão um projeto voltado ao fortalecimento da cultura quilombola por meio de ateliês de costura na comunidade Lage dos Negros, em Campo Formoso/BA, no entorno do parque eólico Delfina; a implementação de um sistema de agricultura familiar que utiliza água de uso doméstico em Morro do Chapéu, Cerro Azul e Parque Cristal, na Bahia, no entorno dos parques eólicos; e a instalação de painéis solares para geração de energia para a produção de alimentos em São João do Piauí (PI), nas comunidades quilombolas de Saco e Curtume.

O Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global contou com mais de 800 inscritos, sendo que foram escolhidos 36 finalistas. Os critérios para a escolha dos cases foram criados pela consultoria PwC, que também auditou todo o processo. Uma banca avaliadora independente definiu os finalistas e vencedores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira