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22/05/2019 - 07:36

Turismo é fonte inesgotável no Rio de Janeiro


Segmento que pode ser o “Novo Petróleo” pela igualdade de desenvolvimento, trazendo emprego e renda, qualidade de vida para a sociedade local e seus visitantes, mas está aquém do ouro negro.

Na conversa com o Portal e TV Fator Brasil teve com o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro havia uma lista de questões sobre por exemplo como vão fazer o setor turístico do Rio de Janeiro tornar o novo “Petróleo”.

Nos disse que antes de tudo a meta é sair dos 2.3 milhões/ano de turistas, em uma fatia em que o Brasil recebe cerca de seis milhões/ano.

Ele acredita que através de investimentos e incentivos ao trade podem conseguir uma virada nesse segmento — apesar de estarmos enfrentando uma rígida recuperação fiscal estamos de cabeça erguida, trabalhando muito e implantando fomento como o Programa “Rumo ao Rio”, através do Decreto Nº 46.606 de 21 de março de 2019: que se constitui na execução de procedimento para análise de solicitações com vistas à obtenção de Apoio Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com fins de apoio à captação, organização e realização de eventos no Estado do Rio de Janeiro tais como Congressos, Feiras, Seminários, Jornadas, Convenções, ou mesmo Desportivos e/ou Culturais. Competindo à Secretaria de Estado de Turismo a avaliação dos requerimentos dos interessados na obtenção da declaração de apoio oficial, pelo site www.rj.gov.br/web/setur, cujo prazo para a resposta é de até sete dias úteis — lembra.

O governador também assinou um decreto que concede diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A mudança integra as iniciativas com o objetivo de apoiar e estimular a captação de eventos no Estado do Rio de Janeiro. A partir de agora, as empresas recolherão o ICMS apenas sobre o que venderem.

E para fomentar o segmento, o Governo do Estado disponibizou uma verba de R$ 20 milhões que será aplicada não apenas em campanhas publicitárias como para garantir a presença de estandes do Estado do Rio nas feiras internacionais de turismo.

E, uma campanha que inclui os 92 municípios do estado foi fechada entre o Governo do Estado e direção do Rock In Rio. A ação, que será válida do dia 20 de setembro a 13 de outubro, serve para atrair as 700 mil pessoas que vão aos sete dias de Rock in Rio, que já está com os ingressos esgotados, e lavá-las a conhecer outras cidades do Rio de Janeiro, através de um desconto de 30% em hotéis e pousadas participantes da promoção. Isso será possível com o apoio da Indústria de Hotéis (ANIH).

Na edição desse ano, 65% do público do festival vem de fora do Rio entre pessoas de outros estados e visitantes de 59 países como Rússia, Estados Unidos, Emirados Árabes, Polônia, Noruega, Chile, Dinamarca e Canadá. Segundo estudos realizados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o impacto econômico do Rock in Rio para a cidade do Rio de Janeiro está estimado em R$ 1,7 bilhão.

O RiR fará disparo de e-mail marketing para uma base de mais de 750 mil pessoas divulgando a promoção, além disso, realizará posts em suas páginas nas redes sociais como Twitter e Facebook, com cerca de quatro milhões de seguidores em cada.

Otávio Leite é um entusiasta pelo setor e trabalha com firmeza para tudo acontecer, lembra que há desafios para as metas arrojadas, uma delas é a segurança que já apresentam os índices favoráveis, os números dos primeiros quatros meses de Governo já tem avanços significativos, — em comparação ao mesmo período do exercício de 2018.

O secretário deixa claro que a ideia é sempre trabalhar em conjunto com todos os municípios, independente do partido que lidera, o turismo que é grande gerador de emprego e renda, grande propulsor de desenvolvimento local deve ser suprapartidário.

— Junto às prefeituras, estamos ajudando na divulgação dos produtos e destinos turísticos, prevemos organizar um grande Salão de Turismo, que consistirá na vinda das cidades do interior à capital para mostrar seus atrativos ao mercado consumidor que estarão presentes no evento, e assim, programar férias, adquirir pacotes de viagens, etc. — explica o secretário.

Quanto as questões da liberação dos cassinos, ele vê como ideia já bem avançada, mas ainda é uma matéria para ser votada muito polêmica, pois está embutida no texto outros setores de jogos na fila para legalizar — os cassinos sim, o Brasil deve vivenciar esta experiência, até para identificar e ir conhecendo o tamanho da demanda. Particularmente, acredito que começar com pelo menos cinco cassinos no país e no mínimo um no Rio de Janeiro— diz Otávio.

Isenção de vistos — Cerca de 20 anos estive ao lado do trade turístico tentando a flexibilização de vistos. É uma medida relevante, que pode trazer muitas divisas. Mas precisa de muita divulgação, por exemplo no mercado ameriano para que saibam da facilidade e a inexistência de burocracias.

O trade turístico do estado do Rio de Janeiro está otimista, afinal, viajantes vindos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão para o Brasil passam a ter isenção do visto, e poderão ficar até 90 dias no Brasil, prorrogáveis por mais 90, em um período de 12 meses. A entrada vale para turismo, negócios, trânsito, atividades artísticas e desportivas e situações excepcionais por interesse nacional.

De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, a medida do visto eletrônico para esses países já resultou em um aumento de 35,2% nas emissões de vistos — entre eletrônicos e tradicionais — . Se todos os vistos solicitados em 2018 forem convertidos em viagens, haverá um incremento de 217.858 turistas, em relação a 2017, totalizando 836.245 turistas, com impacto total de US$ 1 bilhão.

— Mais medidas para atrações turísticas poderão ser implementadas, tais como o transporte hidroviário, que é muito mal aproveitado, está aí a Baía de Guanabara. Há falta de um grande produto de turismo náutico de grande dimensão. Isso já é nosso objeto de estudo para encontrar uma maneira de concessão de uma linha de turismo náutico — adianta o secretário.

Sobre o novo autódromo do Rio, o secretário Otávio Leite acredita que todo e qualquer evento a ser realizado será muito importante para o Estado do Rio de Janeiro: O GP Brasil de Fórmula 1, MotoGP, entre outros, — são super bem-vindos — comenta.

Estado reconhecidamente de valor mundial — Na esteira das inúmeras iniciativas para a grande meta da virada do setor, uma delas é a busca obsessiva por mais voos para o Rio de Janeiro — aumentar o mercado de eventos, e temos clareza que possuímos um grande e belo produto: o “Estado do Rio de Janeiro”, tanto que é tombado pela Unesco como: “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”; “Patrimônio Cultural da Humanidade”; “Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana”, dentre outros vários Monumentos e Espaços Públicos Tombados na capital, e em inúmeras cidades do estado — conclui Otávio Leite.

Perfil — Otávio Santos Silva Leite é um sergipano, nascido em Aracaju, tem 58 anos, filho de políticos da região. é radicado no Rio de Janeiro desde 1963, formado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Iniciou sua carreira política em 1982, exerceu cargos políticos até 1992 e foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro, depois deputado estadual, deputado federal onde foi titular da Comissão de Legislação Participativa e da Comissão de Turismo e Desporto. Otávio Leite teve outros cargos nos interins em sua vida pública.

Hoje, é o secretário estadual de turismo do Rio de Janeiro(Setur-RJ), advogado e político, possui um perfil tranquilo, sempre disposto a dialogar, e usa as palavras adequadas para explicar as condições mais adversas.| Portal e TV Fator Brasil.

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