Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2019 - 09:07

Siemens e Petrobras realizam estudo inédito para implementação de CO2 supercrítico

Em ciclo fechado para geração de energia elétrica sem aumento de emissões. Objetivo é validar os benefícios dessa solução para aproveitar o rejeito térmico de uma turbina a gás instalada em uma usina termoelétrica da Petrobras. Estudo encomendado pela Petrobras visa uma mudança de paradigma na geração de energia no mundo.

A inovação sempre foi um dos pilares fundamentais da Siemens, que desde março desenvolve um estudo pioneiro em parceria com a Petrobras visando mudar a forma com que se gera energia elétrica. O estudo, que levará aproximadamente oito meses para ser concluído busca economia, redução de espaço físico, segurança, baixa manutenção e menor impacto ao ambiente.

Atualmente, a maioria dos ciclos combinados de aproveitamento de rejeito térmico de turbinas a gás utiliza turbina a vapor. Esta nova tecnologia, que é uma solução de recuperação de calor residual desenvolvida e comercializada pela Siemens e Echogen, utiliza o CO2 em estado supercrítico, no qual o fluido apresenta propriedades físicas entre os estados liquido e gasoso (acima do ponto crítico), para gerar energia elétrica em combinação com a turbina a gás, seja para aplicação onshore ou campos de petróleo offshore. Além disso, a tecnologia pode operar em locais com escassez de água, já que não usa o vapor para o seu funcionamento.

"A Siemens está trazendo para o mercado, uma solução tecnológica compacta e econômica para o fechamento de ciclo na geração de energia. Este sistema ocupa uma área menor se comparado com ciclos de vapor comum, podendo ser uma excelente alternativa para plataformas de petróleo offshore que enfrentam os desafios de limitação de potência, espaço e peso", explica José Tércio, gerente de vendas de Oil & Gas da Siemens no Brasil.

Neste primeiro momento, o objetivo é gerar 7,5 MW — energia capaz de alimentar 7.200 casas, porém como esta tecnologia é expansível, podemos esperar um acréscimo significativo na capacidade de geração de energia elétrica com CO2 supercrítico nos próximos anos.

"A Petrobras é reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para os seus diversos processos. Com esta visão, a empresa está iniciando um projeto em parceria com a Siemens para o aumento da eficiência energética em sistemas de geração elétrica por meio da utilização de uma solução inédita mundialmente. A intenção é utilizar o fluido CO2 no estado supercrítico — estado que apresenta características de líquido e de gás - em uma turbina desenvolvida especificamente para este fluido em uma termoelétrica da Petrobras. Além do aumento da eficiência energética, ou seja, gerar mais energia sem aumentar o consumo de combustível, espera-se também a redução de custos uma vez que os equipamentos desta planta são mais compactos", diz Newton Moura, consultor da Petrobras.

Um ensaio inicial foi feito nos Estados Unidos, em escalas menores, e os resultados animaram os engenheiros e pesquisadores da Siemens, que agora trabalham em conjunto com a Petrobras nessa inovação.

A Siemens Gas and Power (GP) é referência global em energia, ajudando os clientes a atender às crescentes demandas das indústrias e sociedades atuais. A Siemens GP possui amplas capacidades em toda a cadeia de valor de energia e oferece um portfólio abrangente a concessionárias, produtores independentes de energia, operadoras de sistemas de transmissão e para todo o setor e petróleo e gás. Seus produtos, soluções e serviços envolvem a extração, o processamento e o transporte de petróleo e gás, além da geração de energia em usinas térmicas centrais e distribuídas e transmissão de energia nas redes. Com sede global em Houston, Estados Unidos, e mais de 64.000 funcionários em mais de 80 países, a Siemens Gas and Power tem presença global e é líder em inovação para os sistemas de energia atuais e futuros, como tem sido há mais de 150 anos.

Perfil — A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A companhia é ativa em todo o mundo, focando os mercados de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras de tecnologias eficientes em termos de energia e economizadoras de recursos, a Siemens é fornecedora líder de soluções para geração e transmissão de energia eficientes e é pioneira em soluções para infraestrutura, bem como para automação, acionamento e software para a indústria. Com sua subsidiária de capital aberto Siemens Healthineers AG, a empresas também é fornecedora líder de equipamentos médicos de diagnóstico por imagem – como sistemas de tomografia computadorizada e ressonância magnética – e é líder em TI para diagnósticos la boratoriais e clínicos. No exercício fiscal de 2018, encerrado em 30 de setembro de 2018, a Siemens gerou receitas de 83,0 bilhões de euros e receita líquida de 6,1 bilhões de euros. No final de setembro de 2018, a empresa tinha cerca de 379.000 colaboradores em todo o mundo. | www.siemens.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira