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23/05/2019 - 09:13

Cidadãos fluminenses estão cada vez mais conectados ao mundo virtual

Estudo do IFec RJ traça os hábitos dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro na internet.

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises (IFec RJ) realizou pesquisa sobre os hábitos dos consumidores fluminenses na web. Os dados revelam que 79,8% dos entrevistados não limitam o tempo de acesso à internet. Já 43,6% dos consultados ficam no mundo virtual entre quatro e oito horas, e 26,2% usufruem por mais de oito horas. Já 24,2% estão conectados de uma a quatro horas e apenas 6% usufruem do mundo cibernético por até uma hora. O hábito de fazer compras online já faz parte da rotina de 84,6% dos consumidores.

A pesquisa indica que o gasto médio dos consumidores em compras online é de R$ 273. Sobre os meios de acesso à internet, 79,6% analisados afirmaram usar os celulares e apenas 18,2% utilizam os computadores. Para 88,6% dos entrevistados as redes próprias (wi-fi em casa ou dados móveis) são as principais vias de conectividade. O levantamento também destaca que 51,1% já compraram produtos por influência das mídias sociais. Os maiores influenciadores são: o Facebook (57,9 %), o Instagram (44,4%), o Youtube (42,6%), os anúncios nos cantos dos sites (17,1%), o WhatsApp (14,8%) e outras vias (2,3%).

O estudo também analisou os principais produtos consumidos via internet, entre eles estão: eletrônicos (68,1%), eletrodomésticos (50,8%), vestuários (43%), calçados (41,1%), móveis e decoração (31,4%), beleza (36,4%) e refeições (27,7%). A pesquisa também aponta que 93,9% dos consumidores não finalizam o processo de compra online. Entre as causas desta reação está o valor do frete (51,4%), a mudança de ideia (32,2%), as opções de pagamento não atendidas (5,5%), o cartão recusado (4,3%), as condições de parcelamento (3,5%) e outros motivos (3%).

Já 58,9% de consumidores fluminenses afirmaram ter se arrependido de alguma compra online. Entre os três principais motivos para esse índice estão a demora na entrega (26,9%), compra errada (21,3%) e produto com defeito (19,3%). O levantamento consultou 500 residentes do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de abril.

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