Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2019 - 09:19

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto “O Pequeno Príncipe”


Com regência do maestro Rodrigo Toffolo e música original e narração de Tim Rescala, projeto terá quatro apresentações e entrada gratuita.

Uma das obras literárias mais traduzidas do mundo, “O Pequeno Príncipe” (Le Petit Prince), do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, ganhará nova versão, agora com a Orquestra Petrobras Sinfônica. Projeto do maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, os concertos são gratuitos e acontecerão nos dias 25/05, às 16 horas (Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio), 26/05, às 16 horas ( Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Centro de Nova Friburgo), 01/06 , às 11 horas( Teatro Clara Nunes, na Gávea) e 02/06 , às 16 horas( Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier), e todas as apresentações terá entrada gratuita. Com música original e narração do compositor Tim Rescala, as apresentações contarão ainda com a participação da soprano Michele Menezes.

O livro original narra a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos com um principezinho que habita um asteroide no espaço.

Na adaptação de Toffolo, ao sair de seu planeta, o principezinho conhece um rei com seu cravo, um homem de negócios e seu xilofone e um geógrafo com sua flauta, até chegar a um planeta azul – o nosso planeta. No deserto do Saara, inicia sua caminhada ao lado de um aviador e seu corne inglês, encontrando um poço e sua água fresquinha. O som do fagote leva nosso principezinho a conhecer uma raposa e com ela a importância de cativar. Em sua volta para casa, uma voz nos faz refletir sobre a importância de estarmos atentos às ervas boas e más que permeiam o nosso universo particular e, ao final, a orquestra conduz o pequeno príncipe de volta a sua casa, mas, desta vez, levando consigo um carneiro dentro de uma caixa e um nome para a sua rosa.

Tim Rescala

Orquestra Petrobras Sinfônica — Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra é formada por mais de 80 instrumentistas e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky, nome mais respeitado no Brasil e consagrado internacionalmente.

Modelo de gestão: a Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra o conjunto, apresenta uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Perfil — A Petrobras completa 32 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2018. Através do Petrobras Cultural, a companhia busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e formação de novas plateias. A parceria é essencial para manter a Orquestra Petrobras Sinfônica entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira