Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2019 - 10:02

Caça sueco Gripen E já está passando por testes


Linköping, Suécia -— O teste de voo do caça Gripen E da Saab está se movendo mais rápido do que o previsto, de acordo com Eddy de la Motte, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen E / F da fabricante sueca Saab.

De la Motte disse em uma coletiva de imprensa que os testes para disparar o míssil Meteor da MBDA foram realizados por aeronaves de teste 39-8 e 39-9 no norte da Suécia. "Planejamos duas semanas para os testes e conseguimos fazer tudo em um", observou o executivo, acrescentando: "Estamos aproveitando cada hora de teste de voo mais do que esperávamos, o que está ajudando a mover o programa para frente”.

Hoje o envelope de vôo está sendo ampliado, com 9g sendo atingido no início deste mês, segundo a empresa. O piloto de testes Marcus Wandt explicou que, embora a aeronave seja mais pesada que o Gripen C, “a agilidade ainda está lá porque é mais forte e suporta muito bem seu peso”. Wandt e seus cinco colegas voaram 125 horas de teste.

A segunda aeronave Gripen E da Saab foi para o céu, configurando o programa para entregas a partir de 2019.

O primeiro Gripen E para a Suécia será entregue este ano à força de teste e avaliação composta de pessoal da Saab e da Força Aérea Sueca.

A primeira das 36 aeronaves encomendadas pelo Brasil (28 monopostos E e 8 gêmeos F) por US$ 4,16 bilhões será entregue à Força Aérea Brasileira em 2021, mas os primeiros pilotos chegarão à Suécia em janeiro para começar treinamento.

Mikael Franzen, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen Brasil, explicou que as duas linhas de produção para a aeronave -— uma na Suécia e uma no Brasil -— seriam usadas para produzir aeronaves que podem ser encomendadas por outros clientes no futuro. Franzen disse que oito aviões seriam construídos por brasileiros na Suécia (quatro Fs e quatro Es) para garantir que os brasileiros ficassem totalmente à vontade com os processos de construção, e 15 seriam construídos no Brasil por brasileiros e 13 por suecos na Suécia. O Gripen F de dois assentos, desenvolvido especificamente para o Brasil e 65 cm mais comprido que o E, possui sistemas e displays idênticos aos da versão E. | Christina Mackenzie/DefenseNews

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira