Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2019 - 08:43

Incertezas econômicas mostram empresários fluminenses menos confiantes no longo prazo

Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) apontou que o percentual de otimistas ou muito otimistas para os próximos três meses caiu três pontos percentuais entre — abril e maio.

Análise realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) sobre a Visão da Economia, revelou que o percentual de empresários fluminenses do setor do comércio de bens, serviços e turismo que estão confiantes ou muito confiantes com a economia brasileira para os próximos três meses (51,1%) é superior ao percentual de empresários confiantes ou muito confiantes para o mês seguinte (46,4%), repetindo o padrão observado nos monitoramentos dos meses anteriores. O percentual de otimistas ou muito otimistas para os próximos três meses caiu três pontos percentuais. entre abril e maio, enquanto o percentual de otimistas ou muito otimistas para o próximo mês apresentou redução de 5,6 pontos percentuais.

O estudo revela um quadro similar para as expectativas que os empresários fazem para o Estado do Rio. Nota-se, no entanto, que o nível de otimismo para o estado para o próximo mês ou para os próximos três meses tem ficado permanentemente abaixo do percentual verificado para o Brasil ao longo dos levantamentos realizados. Essa realidade não foi diferente no monitoramento realizado em maio. Vale destacar que, essa diferença encontra apoio nos dados até agora conhecidos. De acordo com o Banco Central, o IBC registrou, em março, último dado divulgado, variação acumulada em 12 meses de 0,94% para o Brasil e -0,62% para o Estado do Rio de Janeiro.

Em maio, 38,3% dos entrevistados afirmaram estar otimistas ou muito otimistas com a economia fluminense para o próximo mês, redução de 2 pontos percentuais frente ao mês de abril, enquanto 44,4% dos pesquisados afirmaram estar otimistas ou muito otimistas com a economia fluminense para os próximos três meses, uma redução de 5,2 pontos percentuais frente a abril.

A redução do nível de confiança vem na esteira de uma piora registrada em março na variação acumulada em 12 meses do volume de vendas dos setores de comércio ampliado e serviços.

A queda da confiança tem se refletido sobre as perspectivas que os empresários fazem a respeito dos resultados futuros de faturamento e número de empregados. Em abril, os empresários esperavam um crescimento de 1,2% no faturamento em três meses. Em maio, o aumento esperado caiu para 0,94%. Em abril, os empresários calculavam que o número de empregados se reduziria em 2,59% em três meses. Em maio, a redução esperada é igual a 4,46%.

O levantamento Visão da Economia tem revelado que o otimismo que os empresários têm para o futuro não resiste quando o futuro se aproxima. Em março de 2019, 48,6% dos empresários fluminenses do setor afirmaram estar confiantes ou muito confiantes com a economia fluminense para junho, frente a 38,3% dos empresários que disseram em maio estar confiantes ou muito confiantes para o mês de junho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira