Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2008 - 12:36

CBTU inaugura Terminal de Integração Vilarinho nesta quinta-feira

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inaugurou no dia 24 de abril (quinta-feira), o Terminal de Integração Vilarinho, maior obra do sistema intermodal de transporte coletivo (metrô/ônibus) operado pela Companhia, em cinco estados do país, e a primeira do gênero a ter administração integrada em parceria com a iniciativa privada.

Orçado em R$ 33,3 milhões e com recursos integralmente investidos pelo Governo Federal o novo terminal de Integração Vilarinho atenderá diretamente pelo menos 18 bairros de Belo Horizonte e, indiretamente, oito municípios da RMBH entre eles: Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Confins e Matozinhos.

Com o início da operação da integração no novo terminal o número de embarques da estação de metrô deve chegar a 14 mil usuários/dia, elevando os embarques diários em Vilarinho dos atuais 20 mil usuários/dia para cerca de 34 mil usuários/dia no sistema metroviário. Estima-se ainda que quando em plena operação a movimentação de passageiros em Vilarinho seja de aproximadamente 100 mil usuários/dia, incluindo os embarques operados via ônibus. Juntos, a estação de Metrô Vilarinho e o Terminal de Integração Vilarinho devem beneficiar uma população estimada em mais de um milhão de pessoas em sua área de abrangência.

Situado no vetor Norte de Belo Horizonte, com amplas possibilidades de acesso pelas avenidas Cristiano Machado, Dom Pedro I e Vilarinho, o novo terminal tem mais de 62 mil metros quadrados e capacidade para movimentação diária de 400 ônibus/hora. Todo o empreendimento está licenciado ambientalmente e o terreno, com mais de 81,4 mil m², está enquadrado como Zona de Grandes Equipamentos, como prevê o Plano Diretor de Belo Horizonte, o que o torna apto a receber expressivos empreendimentos dos mais variados gêneros e portes.

Incorporando a política de redução do tráfego de veículos privados e de ônibus em circulação nos principais corredores, incluindo a área central de Belo Horizonte, a estação de integração deve ocasionar a redução de cerca de oito mil viagens/dia de ônibus, provocando a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera e a melhoria da qualidade de vida e das condições dos usuários do transporte coletivo urbano.

Shopping Vilarinho - O complexo arquitetônico da Estação Vilarinho prevê ainda a construção do Shopping Vilarinho orçado em mais de R$ 80 milhões e já com ordem de serviço liberada para as obras que devem ser iniciadas em maio de 2008. O contrato pactuado entre a CBTU e a BR Malls, em abril de 2008, estabelece prazo de 30 anos para a exploração comercial e prevê cláusula de renovação, se houver interesse das partes.

O Shopping Vilarinho somará área total construída de 130 mil m² distribuídos em cinco pavimentos, incluindo a edificação com aproximadamente 35 mil m² de área bruta locável e projeção para mais de 200 lojas, hipermercado, cinemas, área de alimentação e cerca de 2.500 vagas de estacionamento e 100 vagas de bicicletário.

O sistema "park and ride", que utiliza o conceito de estacionamento integrado, vai incentivar a população a deixar o veículo estacionado numa das vagas disponíveis e a utilizar o transporte coletivo ônibus/metrô para os demais deslocamentos. Espera-se que todo esse conjunto arquitetônico acarrete expressivo impacto na economia e nas atividades urbanas do espaço do vetor Norte, transformando-o em centro de convivência e de comércio e estimulando a centralidade proposta para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira