Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2019 - 07:55

ABPE e Sistemas reivindica a certificação para microdutos de PEAD


Material é considerado uma das mais promissoras soluções para minimizar o caos na infraestrutura das redes de cabos de telecomunicações.

Com o propósito de requerer a certificação para microdutos de PEAD, a Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) criou o Programa de Melhoria da Qualidade dos Dutos de PEAD para a utilização em redes de Telecomunicações e pretende encaminhar documento à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para sugerir a certificação desses produtos. Esse documento deverá ser entregue ainda no início do segundo semestre de 2019.

O programa visa a conscientizar e solicitar uma atenção maior por parte da agência reguladora, no caso a Anatel, atendendo as normas brasileiras e internacionais. "Caso essa certificação passe a vigorar, exigirá que todos os fornecedores que adentrem nesse mercado de Telecom, obrigatoriamente devam obedecer às normas e oferecer produtos de qualidade", explica o consultor da ABPE e engenheiro de telecomunicações, Marcius Vitale.

O fato é que, no caso dos microdutos, mesmo sendo de competência da União, como poder concedente para a fiscalização dos serviços de telecomunicações, não existe a certificação desse material por parte de nenhum órgão regulamentador.

Os microdutos são pequenos tubos de polietileno de alta densidade especialmente projetados para serem instalados internamente a dutos já existentes (DI) ou em redes diretamente enterradas (DE). Eles podem ser instalados para melhorar o sistema de canalização subterrânea e permitem que a rede de fibras ópticas expanda ao adquirir novos clientes, e, dessa maneira, incrementar a largura da bandaa ser disponibilizada aos usuários.

"A microtecnologia economiza espaço físico, tempo e dinheiro, e possibilita o crescimento ordenado das redes de comunicação. Os cabos, teoricamente terão que ser remanejados do aéreo, que são as redes que utilizam os postes, para o subterrâneo. E para que esse remanejamento tenha uma vida útil e longa, de mais de 50 anos, os produtos fabricados com PEAD puro, sem adição de material reciclado, se forem feitos de acordo com as normas especificadas, são uma das melhores tecnologias existentes no mercado", comenta Vitale.

A ABPE — Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) foi fundada em setembro de 1994 com o objetivo de divulgar e intensificar o uso de tubos e conexões plásticas em polietileno e polipropileno, assim como ordená-los normativamente em função de suas inúmeras aplicações. Tem a participação de integrantes da cadeia produtiva do segmento, desde os produtores de matéria-prima (resina e compostos), fabricantes de tubos e conexões, projetistas, prestadores de serviços, instaladores, laboratórios de ensaios, e usuários do sistema.

A associação mantém um abrangente Programa de Garantia da Qualidade, com a finalidade de assegurar padrões rígidos de qualidade e orientar os interessados quanto ao uso adequado desses materiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira