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26/04/2008 - 12:41

Obra apresenta os serviços como a base dos negócios

Livro será lançado pelo IEL em parceria com professor do Insead James Teboul, em 29 de abril, no Rio de Janeiro.

Brasília -A tradicional divisão da economia em segmentos primário, secundário e terciário não tem sentido. A afirmação é do professor James Teboul, especialista do Insead, uma das escolas de negócios mais conceituadas do mundo. De acordo com Teboul, o crescimento no chamado setor de serviços resulta de uma troca de empregos da área industrial, ao passo que companhias terceirizaram sua logística, suporte de informática e contabilidade. “Se eu sou um contador da Renault, deixando a empresa para a Accenture, meu emprego muda do setor industrial para o de serviços”, explica o estudioso.

A importância e especificidades dos serviços são abordadas no livro Serviços em Cena – O Diferencial que Agrega Valor ao Seu Negócio, que Teboul lança, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituição integrante do Sistema Indústria, no próximo dia 29 de abril, às 9h45, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na ocasião, Teboul fará palestra em que apresentará o tema do seu livro.

Na publicação, Teboul aprofunda sua concepção de que as barreiras setoriais da economia estão cada vez mais frágeis, obrigando executivos a não se preocupar unicamente com a operação de suas fábricas, mas também oferecer serviços exclusivos, conhecimento e consultoria. “É o que chamamos de customização em massa”, diz o estudioso.

A obra faz uma viagem aos autores da economia clássica para desmontar a idéia de que os trabalhadores do setor de serviços ainda são menos qualificados do que aqueles que se encontram na indústria. Teboul consolida em Serviços em cena argumentos de que todos, sejam empregados ou patrões, estão de certa forma envolvidos na relação entre o produto e o cliente. “Todo negócio tem um componente de serviço, a interação com o cliente ou o consumidor, junto ao componente da produção, que é o bastidor”, explica. “São dois mundos e duas culturas muito diferentes, que precisamos fazê-las funcionar juntas.”

Após 30 anos, como um dos mais renomados do Insead, Teboul se tornou autoridade no gerenciamento de mudanças e na estruturação de cadeias de fornecedores.

Lançamento do livro Serviços em cena – O Diferencial que Agrega Valor ao Seu Negócio, de James Teboul, no dia 29 de abril, às 9h45, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – Teatro SESI – Av. Graça Aranha nº1 – Centro do Rio de Janeiro.

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