Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2019 - 08:43

Propósito é o diferencial das empresas de sucesso

Tornar seu negócio um sucesso é algo desafiador para todo empreendedor. Além de investimento financeiro, existe a preparação psicológica e educacional - acredito que as duas últimas sejam as fundamentais. Mas, para chegar ao topo, é importante que mesmo com tudo isso, a sua empresa também se diferencie no mercado, revolucione e beneficie de alguma forma uma parcela da população, que é o seu público alvo, e assim entenda seu propósito.

Ter um propósito em seu horizonte é o diferencial em um negócio de sucesso. Grande parte das grandes empresas, enxergaram em seu produto a oportunidade de melhorar a vida das pessoas de alguma maneira. Isso não quer dizer que apenas o trabalho solidário e sem fins lucrativos deve ser usado para auxiliar o próximo. Existem instituições que, por exemplo, proporcionam a independência financeira de mulheres que, em muitos casos, eram obrigadas a viver dependentes de maridos porque não tinham renda para se sustentar e sustentar seus filhos. Essa empresa auxilia a vida de outras pessoas e ainda obtém lucro.

Quando se enxerga a possibilidade de fazer do mundo um lugar melhor, uma parcela maior da população irá aderir o seu produto. Empreender sem propósito, pode tornar o seu negócio sem um diferencial, é importante saber enxergar os defeitos que a sociedade tem e de que maneira é possível reverter esse problema. Hoje, existem inúmeras plataformas que visam facilitar a vida da população, conectando empregador e empregado, gerando oportunidades de trabalho e diminuindo um pouco dos problemas sociais econômicos que existem no país.

Toda ideia é boa e fica ainda melhor quando procuramos ajudar ao próximo. Quando empresários pensam assim, é mais fácil de fazer com que os jovens, que serão os empreendedores do futuro, pensem também. O empreendedorismo é algo importante a ser ensinado nas universidades, pois quanto mais pessoas tivermos com esse mindset de transformar ideias em oportunidades, e assim proporcionar melhores condições ao seres humanos, melhor a sociedade será.

O legado de uma Instituição é algo forte, empresas que se preocupam com por exemplo, o bem estar social e o meio ambiente, tem o poder de influenciar outras marcas e pessoas a mudarem seu pensamentos. Hoje, é possível ver em alguns casos uma conscientização maior quando grandes personalidades tomam partido de situações que precisam de mais atenção da sociedade.

Empreender com um propósito social é um dos passos que principalmente o nosso país pode dar em busca de um futuro melhor. Junto com educação, a preocupação com o próximo, é um quesito que faz com que as pessoas mudem suas posturas diante de situações do dia-a-dia, econômicas e políticas. Jovens com esse pensamento podem ser os pilares de uma mundo mais igualitário e proporcional.

. Por: Renan Nishimoto, Presidente Executivo da Brasil Júnior. Graduando em engenharia civil pela UNESP, Renan Nishimoto é o atual Presidente Executivo da Brasil Júnior, confederação que representa 800 empresas juniores em 165 universidades do País e gira uma média de 30 milhões de reais por ano. Há quatro anos no movimento, ele foi presidente da Pro-Júnior, focada em projetos de Engenharia e Arquitetura, assessor da FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo), além de ter sido responsável pela área de negócios na Brasil Júnior, em 2018. Renan foi voluntário e coordenador geral do projeto social "Ao Vivo e em Cores", responsável por revitalizar escolas públicas e comunidades de Bauru, cidade no Interior de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira