Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2019 - 07:48

UERJ Participa de festival que celebra a cultura no Rio


“III Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro”.

Nos dias 12 a 16 de junho será realizado o “III Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro”. O evento, que tem como objetivo celebrar a cultura, reúne 12 instituições de ensino superior apresentando teatro, dança, música, mostras de arte, filmes, saraus e brincadeiras.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro participa do festival com diversas atividades, em segmentos distintos. A programação começa no dia 12, com a exposição “Arte recicla”, no Museu de Arte Moderna em Resende, às 15h. No dia seguinte, no campus Maracanã, estão previstas palestras, oficinas, peça teatral, mostras de vídeo e artes visuais, além de um show com os Corais da Uerj.

No fim de semana, as ações estão concentradas no Museu da República, no Catete. São performances com teatro de bonecos e pernas de pau, roda de conversa, exposição de cerâmica, bem como o espetáculo "O Alienista". Também estão previstas apresentações de grupos musicais e dos coros Unati, Altivoz e CAp-Uerj.

A intenção do III FestFIC é demonstrar a produção artístico-cultural das universidades públicas fluminenses, criando novas interações e conexões com os mais diferentes públicos, reafirmando a importância da cultura para a construção do conhecimento. Todas as atividades são gratuitas.

Exposições.: Campus Maracanã – segunda à sexta das 10h às 19h mulher desfruta | Supervisão de Analu Cunha (IART-Uerj), coordenadora de Exposições do Decult. Curadoria de Natalia Quinderé. Mostra com obras de Darks Miranda, com referências ao imaginário brasileiro, feminino, drag, fetichista e frutífero. Galeria Candido Portinari – Pavilhão João Lyra Filho.

Estrada-parque Paraty- Cunha: Supervisão de Analu Cunha (IART-Uerj), coordenadora de Exposições do Decult. Mostra sobre o processo de construção da rodovia RJ-165, com base no livro Estrada-Parque; uma construção sustentável, de Elza Neffa (EDU-Uerj). Galeria Gustavo Schnoor – Centro Cultural da Uerj.

Corpo de barro: Coordenação e curadoria de Rafa Éis, orientador das Oficinas de Criação Artística da Uerj. Mostra com trabalhos em cerâmica dos artistas Fátima do Rosário e Jabier, sobre o corpo da mulher negra e dos povos indígenas do Brasil, respectivamente. Galeria da Passagem – Centro Cultural da Uerj.

Campus Ilha Grande – terça a domingo das 10h às 16h: Certos Modos de Ser Caiçara Supervisão de Luiz Felipe Skinner (DCien-FFP-Uerj), coordenador do Museu do Meio Ambiente. Curadoria de Ricardo Gomes Lima (IART-Uerj). A mostra revela saberes, fazeres, crenças e valores das comunidades do sul fluminense. Museu do Meio Ambiente – Vila Dois Rios.

Ecomuseu Recicla: Supervisão de Vivianne Valença, coordenadora do Museu do Cárcere. Curadoria de Ricardo Gomes Lima (IART-Uerj). Mostra dos trabalhos realizados pelos artesãos de Vila Dois Rios com material reciclado. Museu do Cárcere – Vila Dois Rios.

Comida e Cárcere:: Supervisão de Gelsom Rozentino (PPGHS-FFP-Uerj), coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande e Vivianne Valença, coordenadora do Museu do Cárcere. Curadoria da equipe do Ecomig. A mostra reproduz a rotina alimentar do antigo Instituto Penal Candido Mendes. Museu do Cárcere – Vila Dois Rios.

Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: ontem e hoje: Supervisão e curadoria de Gelsom Rozentino (PPGHS-FFP-Uerj), coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande e Vivianne Valença, coordenadora do Museu do Cárcere. Mostra sobre o cotidiano das prisões estaduais. Museu do Cárcere – Vila Dois Rios.

100 anos de presídio: Supervisão de Gelsom Rozentino (PPGHS-FFP-Uerj), coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande e Vivianne Valença, coordenadora do Museu do Cárcere. Curadoria de Myrian Sepúlveda (ICS-Uerj). A mostra conta a história das instituições carcerárias da Ilha Grande. Museu do Cárcere – Vila Dois Rios .

Campus Resende – segunda à sexta das 10h às 18h, sábados das 14h às 18h: Arte recicla. Supervisão de Ricardo Gomes Lima (IART-Uerj). Curadoria de Ricardo Gomes Lima e Elaine Ferreira Tôrres (FAT-Uerj). Exposição coletiva com objetos produzidos com material reaproveitado, promovendo reflexões sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade, feminino e identidade. Museu de Arte Moderna de Resende. Mais no https://is.gd/V8LL5N e https://ficrj.wordpress.com

. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua São Francisco Xavier, 529. Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

. Museu da República, Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro (RJ).

. Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Dr. Cunha Ferreira, 101 - Centro, Resende (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira