Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2008 - 13:13

Cursos na Universidade Estácio de Sá

Série de cursos livres, debates, palestras e discussões com a intenção de dinamizar a circulação de idéias e fomentar a reflexão sobre a importância da arte, da música, do cinema e outras áreas da cultura na construção do pensamento contemporâneo.

Música clássica: os estilos musicais e seus grandes nomes -Abordando as principais obras, os grandes intérpretes, passando pelos grandes nomes da história - dos períodos Barroco, Clássico e Romântico: Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Mendelssohn, Tchaikowsky e Rachmaninov.

Professor: Rafael Fonseca - Produtor de programas de música clássica para a Rádio Roquette-Pinto(94,1 - FM RJ), foi consultor da Rádio MEC, trabalha junto com diretores teatrais e cineastas montando trilhas sonoras com músicas do repertório clássico.

Serão analisados cada um dos períodos musicais (Barroco,Clássico, Romântico) e cada um dos gêneros musicais, com ênfase na chamada música sinfônica ou "de concerto": Sonatas, suítes, sinfonias, concertos, aberturas, missas, oratórios, fantasias, rapsódias, entre outros.

O Barroco italiano: Vivaldi a alegria musical de Vivaldi; a experimentação de diferentes instrumentos, destacando o Concerto para flautim; o mimetismo com a Natureza, destacando As Quatro Estações . | O Barroco alemão: Bach a religiosidade de Bach; a experimentação de diferentes instrumentos, destacando as Suites para violoncelo solo; o nascimento do Concerto para piano, com a participação do cravo como solista no Concerto de Brandemburgo n. 5. | O Classicismo sem amarras: Mozart a espontaneidade da música de Mozart; a criação precoce, com destaque para a Primeira Sinfonia, composta aos 8 anos; a genialidade rompendo as amarras das regras de composição da época, com destaque para os Concertos para piano . | ABandonando o classicimo e inaugurando o romantismo: Beethoven A emoção dá lugar à razão; destaque para as Sinfonias ns. 5 e 6 "Pastoral" . | O romantismo inicial: Chopin A doçura e a melancolia da música de Chopin, ainda sob grande iinfluência de Mozart e Beethoven; o piano como vértice de sua obra, destaque para o Concerto para piano n. 2; as pequenas peças saem da sala de visitas das casas e ingressam nas Salas de Concertos, destaque para os Noturnos, Polonaises e Valsas. | O Romantismo pictórico: Mendelssohn A música descritiva de Mendelssohn; suas viagens à Itália e à Escócia, resultando nas Terceira e Quarta Sinfonia, verdadeiros cartões-postais sinfônicos desses lugares. | O Romantismo emocional: TchaikowskY A música extremamente melodiosa de Tchaikowsky; suas dificuldades iniciais e o Concerto para piano n. 1; seu conturbado casamento e a Quarta Sinfonia . | O Pós-romantismo no século XX: Rachmaninov A música herança de Tchaikowsky na música de Rachmaninov; as dificuldades técnicas de sua escrita para o piano, porém com sua música cativante e extremamente melodiosa

Período: 12 de maio a 30 de junho (8 aulas), no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, Centro Empresarial BarraShopping - Av. das Américas - 4.200 - Bloco 11 – Rio de Janeiro (RJ).Dia e horário: segundas-feiras, das 16 às 18h. Valor: 2 parcelas de R$ 160,00 (a 1ª no ato da inscrição). Inscrições: Em qualquer campus da Universidade Estácio de Sá ou on-line: http://www.estacio.br/extensao/detalhes.asp?cd=39082&ano_turma= | Contato: UniversidArte – (21) 2495-0552/2495-5994

Desconto de 20% para alunos e funcionários da Universidade Estácio de Sá, inscrições: Música Clássica:http://www.estacio.br/extensao/detalhes.asp?cd=39082&ano_turma= | História da Arte:http://www.estacio.br/extensao/detalhes.asp?cd=39081&ano_turma= | Campus Tom Jobim-Barra da Tijuca-Universidade Estácio de Sá , Av. das Américas, 4.200- Bloco 11 - Barra da Tijuca. (Centro Empresarial BarraShopping) – Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira